quinta-feira, 9 de março de 2017

CVS descarta possível surto de dengue hemorrágica em Oiapoque

dengue hemorrágica, amapá, macapá, dengue, oiapoque, (Foto: Reprodução/Rede Amazônica no Amapá)População teme um surto de dengue em Oiapoque
(Foto: Reprodução/Rede Amazônica no Amapá)

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) descartou um possível surto de dengue hemorrágica em Oiapoque, a 590 quilômetros de Macapá. A população do município ficou em alerta após três pessoas apresentarem os sintomas da doença no único hospital público da região. Um dos pacientes foi transferido para Macapá, mas morreu.

O coordenador da CVS no Amapá, Clóvis Miranda, explicou em entrevista à Rede Amazônica que o quadro clínico de dengue hemorrágica do paciente que morreu não foi confirmado. Para ele, não há sinais de surto em Oiapoque.

“A informação não chegou oficialmente na coordenadoria. Houve uma transferência de um paciente na sexta-feira passada [dia 3], de Oiapoque para a capital. Esse paciente veio a óbito no pronto-socorro. Ele apresentava uma síndrome hemorrágica que foi designada como uma dengue. Mas em momento nenhum isso foi confirmado”, disse.

CVS, Clóvis Miranda, coordenador, Macapá, Amapá (Foto: Reprodução/Rede Amazônica no Amapá)Coordenador da CVS no Amapá, Clóvis Miranda
(Foto: Reprodução/Rede Amazônica no Amapá)

Miranda destaca que de janeiro a março de 2017 houve um decréscimo 44,2% de casos de dengue em Oiapoque, se comparado com mesmo período do ano anterior.

Até o dia 6 de março foram notificados 78 casos de dengue no município. Porém o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2017, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Oiapoque, apresentou alto risco de infestação, o que coloca a cidade em alerta.

De acordo com o coordenador, o Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá (Lacen) e o Laboratório de Fronteira de Oiapoque (Lafron) trabalham juntos na investigação de casos suspeitos de dengue hemorrágica no município.

“Houve outra história de duas crianças que estariam com dengue hemorrágica no município de Oiapoque. Uma dessas crianças também foi transferida para Macapá. No Pronto de Atendimento Infantil [PAI], essa criança não passou nem 24h internada porque foi descartada esse diagnóstico de dengue hemorrágica”, reforçou Miranda.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou, por meio de nota, que irá deslocar técnicos do Programa Estadual de Controle da Dengue, na sexta-feira (10), para realizar uma avaliação das ações de prevenção e acompanhar as ações do dia "D" de combate ao Aedes promovidas pela prefeitura, que ocorre no sábado (11).

"Vamos dar suporte ao município de Oiapoque, assim como fizemos em Ferreira Gomes. A equipe técnica irá acompanhar as atividades e orientar para que o serviço tenha resultado positivo para quebrar a cadeia de transmissão da doença", reforçou o secretário de Saúde, Gastão Calandrini.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

saiba mais

0 comentários:

Postar um comentário