O suco verde tornou-se um aliado das dietas, com promessa de emagrecimento e ingestão de diversos nutrientes de uma só vez. A especialista em trofoterapia e dona de um restaurante em Macapá Ana Pires, de 46 anos, afirma que, com a popularização da bebida, as pessoas não estão sabendo consumi-la de forma correta. Nesta reportagem, ela ensina qual o suco verde adequado para perder peso e controlar a pressão e a glicemia.
"certo" (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)
Trofoterapia é uma área da nutrição que estuda o uso de alimentos simples e naturais que ajudam a regular as funções orgânicas de uma pessoa saudável e de doentes, ou seja, é um tratamento da saúde através da alimentação, explica Ana.
“As pessoas não estão sabendo tomar suco verde. É importante esclarecer à população, porque muitas pessoas não sabem disso, e isso é uma questão de saúde, ter os alimentos como nossos aliados para a prevenção de doenças. Nossa proposta é que as pessoas tomem suco verde, que faz bem para a saúde, e que saibam ajudar na própria patologia”, disse a especialista.
Couve
A couve tem sido usada por muitos como o ingrediente principal do suco. Segundo Ana, usada de maneira errada, ela pode ser prejudicial, principalmente para os que têm problemas na tireoide. Portanto, é importante variar nos tipos de folhas verdes.
vez (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)
“Nem sempre usamos couve nos sucos verdes. Porque varia muito. As pessoas se acostumaram a usar só a couve, mas podem ser usadas tantas outras folhas, como tanchagem, que é do Sul do país, mas eu crio aqui no Amapá; menta; hortelã; e cariru, que tem mais cálcio que o brócolis e o leite e é comum na nossa região”, sugeriu Ana.
O que posso trocar?
Para não ter erro na hora de produzir o suco verde, atenção às dicas da especialista. Entre as mudanças sugeridas por ela, estão: trocar o gengibre pela pêra e o pepino, que ajudam a baixar a pressão arterial de hipertensos; os diabéticos não precisam comer beterraba para consumir ferro, podem optar pela couve, maçã verde e rúcula; já os que querem emagrecer podem usar uma quantidade maior de abacaxi, que quebra as moléculas de gordura, caso não tenham nenhuma outra patologia. Os sucos devem ser servidos sem coar.
Confira as receitas de suco e quais os benefícios de cada item:
- Para controlar pressão alta
150 gramas de pepino (hipotensor)
1 pêra (hipotensor)
suco de 1/4 de limão (vitamina C)
8 ramos de salsinha (vitamina C e diurético)
3 ramos de hortelã (calmante, diurético, fibra dietética e vitamina C)
6 folhas de caruru (cálcio)
Dica: pode colocar um dente de alho, que é hipotensor.
- Para controlar glicemia
suco de 1 limão (vitamina C e alcalinização do sangue)
1 maçã verde (antioxidante e ‘adoça’ o suco)
8 ramos de salsinha (vitamina C e diurético)
1 folha de couve ou 4 folhas de rúcula (fibra dietética)
2 folhas de almeirão (desintoxicante do fígado)
- Para emagrecer
300 gramas de abacaxi (quebra moléculas de gorduras e é diurético)
6 ramos de salsinha (vitamina C e diurético)
3 ramos de hortelã (calmante, diurético, fibra dietética e vitamina C)
suco de 1/2 limão (vitamina C e alcaliniza o sangue)
Nas receitas é só bater os ingredientes com água filtrada ou água de coco no liquidificador.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário