O Hospital São João Batista (HSJB), em Viçosa, pode ter a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) fechada a partir do dia 24 de março. O motivo dado pelo representante da instituição é o atraso no pagamento dos servidores, que estão ameaçando paralisar as atividades.
De acordo com o diretor administrativo do HSJB, Sérgio Cardoso Pinheiro, os profissionais ainda não receberam os vencimentos de fevereiro. "Eles estão fazendo pressão por conta dos salários atrasados, mas nós estamos negociando e buscando alternativas para regularizar a situação”, explicou.
Pinheiro divulgou um manifesto público relatando as dificuldades financeiras que a unidade está enfrentando, onde também esclarece para a população questões referentes ao funcionamento do hospital. “Muitas vezes somos responsabilizados pelas mazelas da saúde pública, mas na realidade também somos vítimas do descaso do Sistema Único de Saúde (SUS), que vem garantindo a assistência à custa de endividamento”, contou.
O diretor disse que a situação financeira já foi pior no passado, com atrasos maiores, e que o hospital está preparando uma campanha de arrecadação de recursos financeiros com ajuda da população e pedindo uma atualização da série histórica, que define os valores dos repasses. “Desde 2015, o governo estadual não atualizou a definição das verbas, deixando os anos de 2015, 2016 e primeiro quadrimestre de 2017 com valores congelados, tendo com base o desempenho das instituições em 2013”, argumentou.
Sobre as reclamações envolvendo a verba vinda do governo, o G1 entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e aguarda retorno.
A Prefeitura de Viçosa informou que está mobilizando a Superintendência de Gestão Pública e Governança, junto com a Procuradoria Geral e a Secretaria de Saúde do município para buscar uma solução imediata para o problema. Entre as ações está prevista uma reunião com a comissão de acompanhamento do contrato para que haja a deliberação definitiva do remanejamento de recursos entre os hospitais.
Caso se confirme a informação do fechamento da UTI do Hospital São João Batista, a população ainda terá como opção utilizar a unidade do Hospital São Sebastião que, de acordo com a assessoria, segue funcionando normalmente, assim como nos demais serviços oferecidos.
0 comentários:
Postar um comentário