quinta-feira, 9 de março de 2017

Uberaba terá posto avançado de vacinação contra a febre amarela

Vacinação ocorre normalmente nas cidades (Foto: SES/Divulgação)Uberaba não tem registro da doença há mais de
10 anos (Foto: SES/Divulgação)

A partir da próxima segunda-feira (13) haverá um posto avançado de vacinação contra a febre amarela no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba. A informação foi divulgada nesta quinta-feira.

A vacinação será aberta à população e também aos servidores municipais e ocorrerá durante três dias: de segunda a quarta-feira da semana que vem.

Uberaba já tem caso de morte de macaco por febre amarela confirmado em boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Na semana passada foi informado que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade ofereceriam a vacina segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Antes, o serviço estava sendo oferecido somente às terças e quintas-feiras.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Nelson Ranieri, de janeiro até o início de março  foram aplicadas mais de 28 mil doses no município.

 image
FEBRE AMARELA
Minas enfrenta surto da doença.

Orientações
A vacina visa atender a população que não está imunizada, lembrando que uma pessoa precisa tomar apenas duas doses da vacina na vida para estar totalmente imunizada.

O esquema vacinal ocorre quando criança, aos 9 meses, é ministrada a primeira dose e depois toma o reforço aos 4 anos, o que é o suficiente. A partir dos 5 anos, até os 59, quem não tomou as duas doses da vacina tem de tomar a primeira dose e 10 anos depois a de reforço, e já está imunizado. Vale esclarecer que, se a pessoa tomou a primeira dose aos 9 meses, mas passou de 5 anos sem tomar a segunda dose, ela terá de tomar as duas doses dentro do prazo estipulado em 10 anos.

Acima de 60 anos é preciso apresentar uma prescrição médica, para que seja avaliado se existe algum risco para se tomar a vacina. É importante que essa avaliação seja feita por um médico que tenha o histórico clínico do paciente, para que ele possa avaliar a relação de risco benefício para a pessoa.

saiba mais

0 comentários:

Postar um comentário