quinta-feira (16) (Foto: Reprodução/TV Câmara)
Os vereadores de Uberlândia aprovaram em segunda discussão, na última sessão ordinária de março da Câmara Municipal nesta sexta-feira (17), o projeto de lei que aborda a proibição da retenção de macas das ambulâncias da rede pública de saúde na cidade. A proposta foi aprovada em votação simbólica por maioria simples e agora será enviada ao Executivo para ser ou não sancionada e, posteriormente, entrar em vigor.
Em primeira discussão, o texto foi aprovado por maioria simples em votação simbólica na sessão ordinária desta quinta-feira (16). A nova legislação prevê que os equipamentos não devem ser retidos por nenhum motivo, caso contrário o diretor da unidade e hospital infrator serão responsabilizados.
O projeto de autoria do vereador Ismar Prado (PMB) tem o intuito de otimizar o trabalho da equipe das unidades móveis e o atendimento aos pacientes que necessitam se deslocar por meio das ambulâncias, porém são impossibilitados em virtude da retenção das macas nas unidades de saúde devido ao pretexto da falta de leitos. Por isso, muitos são colocados nos corredores utilizando as macas das unidades móveis de atendimento pré-hospitalar.
"Você chega nas UBSFs [Unidades Básicas de Saúde da Família] e UAIs [Unidades de Atendimento Integrado] e vê as macas das ambulâncias presas lá, não liberando o fluxo. Às vezes é muito melhor a unidade se adequar e passar apertado do que deixar a ambulância sem o equipamento que poderia estar salvando uma vida", justificou o vereador.
0 comentários:
Postar um comentário