quinta-feira, 9 de março de 2017

Por temer morte de macacos, autoridades de MG fazem alerta

Macacos estão sendo encontrado mortos com sinais de agressão (Foto: Reprodução/TV TEM)Secretaria de Saúde disse que macacos não
transmitem a doença (Foto: Reprodução/TV TEM)

Nos últimos dias, três macacos encontrados mortos foram diagnosticados com febre amarela em Divino, Ewbanck da Câmara e Juiz de Fora. Isso tem feito com que parte da população das cidades fique alarmada com a possibilidade de contato com primatas.

No entanto, de acordo com a Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, não são os animais que passam a doença aos humanos. A febre amarela pode ser transmitida de duas formas – pela picada do mosquito Aedes aegypti, no caso da característica urbana e pelo Haemagogus na silvestres, que são os casos da região.

A Polícia Militar (PM) de Meio Ambiente alertou que matar os macacos é crime e pode render até um ano de detenção ao autor, que também vai pagar uma multa de R$ 5 mil para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 image
FEBRE AMARELA
Minas enfrenta surto da doença.

A chefe da vigilância epidemiológica de Juiz de Fora, Michelle Freitas, explicou que os macacos funcionam como uma unidade sentinela para que o vírus circule.

”Eles não transmitem a doença, são hospedeiros. As pessoas devem ficar atentas se há animais doentes ou mortos e comunicar à Secretaria de Saúde (SS)”, orientou.

Freitas também contou como foi o trabalho da secretaria desde que os primeiros casos foram registrados.

“Assim que nos tivemos os primeiros epizootias, já intensificamos a vacinação na Zona Rural. Com a confirmação do caso em Ewbank da Câmara, também aumentamos o trabalho de campo dos agentes de endemias e agora estamos tomando as providências e para vacinação, especialmente dos idosos”, disse.

Ela também explicou que foram recebidas 75 mil doses da vacina no início da semana e reforçou que todas as unidades de saúde da cidade, além do Pronto Atendimento Municipal (PAM) Marechal estarão abertos no próximo sábado (11), de 8h às 13h, em um dia de vacinação especial.

saiba mais

0 comentários:

Postar um comentário