sexta-feira, 10 de março de 2017

Uberlândia tem apenas uma instituição superior com cursos nota 5 no Enade

Enade (GloboNews) (Foto: Reprodução Globo News)Nove instituições de Uberlândia foram avaliadas
(Foto: Reprodução Globo News)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta semana os indicadores calculados a partir da avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Em Uberlândia, nove instituições de ensino, sendo oito particulares e uma pública participaram das provas realizadas em 2015 e apenas a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), teve cursos classificados com conceito máximo, 5.

Nas últimas provas o Ministério da Educação (MEC) avaliou 8.121 cursos de bacharelados nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins e os Eixos Tecnológicos em Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

Em Uberlândia, participaram da avaliação as instituições: Faculdade Pitágoras de Uberlândia, UFU, Faculdade Politécnica de Uberlândia, Faculdade Uberlandense de Núcleos Integrados de Ensino, Serviço Social e Aprendizagem (Faessa), Faculdade Presidente Antônio Carlos, Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (Esamc), Universidade de Uberaba (Uniube) e Centro Universitário do Triângulo (Unitri). Destas quatro tiveram cursos com conceitos considerados insatisfatórios.

Conceito Enade comparativo (Foto: Arte/G1)

O Conceito Enade (CE) é um indicador de qualidade calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação no Enade. O indicador é resultante da média ponderada da nota padronizada dos concluintes na prova de formação geral e na conhecimento específico. Em 2015, 3,4% dos concluintes que fizeram o Enade no país obtiveram o conceito 1, 26,9%, o conceito 2, 42,7%, o conceito 3, 18,8%, o conceito 4 e 5%, o conceito 5. Além disso, 2.109 instituições de ensino superior públicas e privadas participaram com 447.056 universitários.

Realidade de Uberlândia
A cada ano, o Enade é obrigatório para estudantes de determinados cursos de graduação. De acordo com cada caso, cursos com notas insatisfatórias (1 e 2) em dois anos consecutivos podem receber sanções do MEC. Uma delas é o impedimento da abertura de novas vagas ou de fechamento de parcerias com Prouni ou Fies. Veja avaliações na cidade:

UFU
As únicas notas máximas em Uberlândia vieram de cursos da UFU. Administração e Jornalismo ficaram com o maior conceito no Enade. O G1 entrou em contato com a UFU sobre a avaliação e aguarda retorno.

CURSO                                                                     NOTAS
Administração 5
Direito 4
Ciências Econômicas 4
Design 3
Relações Internacionais 4
Administração Pública 3
Jornalismo 5

Unitri
A Unitri teve quatro cursos com avaliação considerada insatisfatória pelo MEC. A reportagem entrou em contato com o centro universitário e aguarda retorno sobre a questão.
Administração - 3
Direito - 3
Psicologia - 2
Ciências Contábeis - 2
Jornalismo - 2
Publicidade e Propaganda - 2

Esamc
Na Esamc, o curso de Relações Públicas teve notado Conceito Enade abaixo de 3. O G1 também aguarda retorno da instituição.
Administração -
Direito -
Design -
Relações Públicas -
Publicidade e Propaganda -

Uniube
Dois cursos foram avaliados no campus Uberlândia da Uniube. De acordo com a universidade, o resultado foi considerado satisfatório, que aguarda agora a análise dos micro-dados do exame. A instituição disse que a partir desse diagnóstico será possível estabelecer perspectivas de onde melhorar para o próximo exame.

Segundo o pró-reitor de Ensino Superior, Marco Antônio Nogueira, as notas refletem uma necessidade de melhora constante. "Para isso nós temos feito um trabalho de motivação e temos tido ótimos resultados. Achamos que essa nota do Enade deve ir também para o histórico do aluno, é uma forma de motivá-lo mais e melhor para esses exames", afirmou Marco Antônio.

Faculdade Politécnica de Uberlândia
Na Faculdade Politécnica seis cursos foram avaliados. A reportagem ligou na instituição e aguarda retorno de responsável.

Faculdade Católica de Uberlândia
A Faculdade Católica de Uberlândia teve o curso de teologia considerado sem conceito pelo MEC. O G1 aguarda retorno de responsável pelo assunto.

Faessa
A Faculdade Uberlandense de Núcleos Integrados de Ensino, Serviço Social e Aprendizagem teve seis cursos avaliados, sendo cinco tecnológicos. A reportagem encaminhou e-mail para o setor responsável sobre o assunto e aguarda retorno.

Faculdade Pitágoras
Na Faculdade Pitágoras de Uberlândia, quatro cursos foram avaliados. A assessoria informou que nos últimos dois anos foram realizados investimentos em projetos de excelência do ensino, como a ampliação do acervo bibliográfico, infraestrutura e criação de laboratórios. Disse também que corpo docente da unidade é composto por cerca de 50% de mestres e doutores.

A instituição reforçou que obteve conceito satisfatório no Índice Geral de Cursos (IGC), nota 3, e destaca que, ao longo dos anos, tem desenvolvido atualizações no projeto pedagógico com o propósito de disponibilizar à comunidade acadêmica ensino de qualidade, com foco em empregabilidade e que atenda as diretrizes do Ministério da Educação (MEC).

Faculdade Presidente Antônio Carlos
Todos os cursos avaliados no conceito Enade na Faculdade Presidente Antônio Carlos tiveram nota 3. O G1 aguarda retorno de e-maiol enviado para a faculdade.

saiba mais

0 comentários:

Postar um comentário