quinta-feira, 13 de abril de 2017

Governo Federal reconhece situação de emergência em Porto Grande, no AP

Ministério a Integração Nacional reconheceu a situação de emergência em 6 cidades. Região rural da cidade registrou alagamentos com constantes chuvas.

Além da cidade amapaense, o Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência de municípios do Amazonas, Mato Grosso, Pará, da Bahia, de Minas Gerais e Pernambuco.

A partir da medida, as prefeituras poderão solicitar ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas por desastres naturais. Os municípios Nova Monte Verde (MT), Carauari (AM), Porto Grande (AP) e Monte Alegre (PA) também foram atingidos por tempestades, inundações e enxurradas O G1 não conseguiu contato com a prefeitura de Porto Grande.

Em março, a prefeitura municipal solicitou à Defesa Civil uma avaliação de danos e levantamento social da área Rural, em função da destruição causada por chuvas que atingiam o município.

Até o fim de abril, de acordo com estimativa do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Amapá (NHMET), há previsão de chuvas para todos os municípios do estado, e, portanto, risco constante de inundação nos sete municípios monitorados.

A medida ministerial contemplou as cidades Itacarambi, Riachinho e Taiobeiras, em Minas Gerais devido ao extenso período de seca e estiagem. Os municípios de Coribe, na Bahia, e Barra do Guabiraba, em Pernambuco também sofrem com a falta de chuva.

Para ter acesso a recursos materiais e financeiros de apoio emergencial da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração, os municípios devem apresentar um relatório com o diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR).

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

0 comentários:

Postar um comentário