quarta-feira, 24 de maio de 2017

Estudantes de escolas públicas do Amapá são dispensados mais cedo por falta de merenda

Escola Irineu da Gama Paes está liberando os alunos mais cedo desde o dia 17 de maio. Em nota, a Seed informou que os caixas escolares estão bloqueados por dívidas trabalhistas e que o setor jurídico toma providências para o desbloqueio.

Alunos de escolas públicas do Amapá estão sendo dispensados mais cedo por falta de merenda escolar. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) confirmou a situação, mas não informou a quantidade de instituições nessa condição. Na Escola Estadual Irineu da Gama Paes, no bairro Congós, Zona Sul de Macapá, os estudantes estão saindo antes do horário normal de aula desde o dia 17 de maio, conforme os pais.

Em nota, a Seed informou que o dinheiro do caixa escolar estava bloqueado pela Justiça, por causas trabalhistas e por falta de prestação de contas. A secretaria acrescentou que a situação está sendo resolvida a partir desta quarta-feira (24).

O editor de imagem Felício Campos, de 30 anos, tem um filho que estuda no 8º ano da escola Irineu da Gama Paes. Ele disse que os pais não foram avisados sobre a dispensa dos estudantes, e que ele foi surpreendido quando o filho começou a chegar por volta de 10h em casa, quando o horário normal seria depois de 11h30. Para ele, os prejuízos são principalmente com as aulas.

“Para os pais, não comunicaram nada até agora. Quem comunicou aos pais foram os filhos que estão chegando mais cedo. Meu filho me explicou que tinha acabado a merenda da escola e eles começaram a ser dispensados. A questão nem é tanto a merenda, apesar de haver crianças que precisam dela, mas é perder o ano letivo”, reclamou Campos.

Segundo a Seed, o recurso do caixa escolar é considerado impenhorável, ou seja, não deveria ser usado para o pagamento das dívidas trabalhistas, que seriam relacionadas aos anos de 2012 e 2013. A secretaria afirmou que tem o dinheiro para ser repassado às escolas, e que o pagamento não é efetivado por causa do bloqueio. As providências para o desbloqueio, segundo a nota, estão sendo tomadas.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

0 comentários:

Postar um comentário