sexta-feira, 5 de maio de 2017

Justiça determina restauração do Teatro Grande Otelo em Uberlândia

O prazo para início efetivo das obras é de 18 meses. Produção do MGTV solicitou posicionamento da Prefeitura e aguarda nota.

A Justiça determinou que o Município faça a restauração do Teatro Grande Otelo, em Uberlândia. O prazo para início efetivo das obras concedido na decisão, da qual não cabe recurso, é de 18 meses. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (5) em nota no site do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG). A produção do MGTV solicitou um posicionamento por parte da Prefeitura e aguarda retorno.

A Ação Civil Pública foi proposta pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural de Uberlândia, e acórdão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou que o município proceda à completa restauração do teatro, de reconhecido valor histórico-cultural para a população do município.

Segundo a ação, o imóvel onde funcionava o teatro encontra-se em situação de completo abandono e interditado.

O promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural de Uberlândia, Marcus Vinícius Ribeiro Cunha, disse que trata-se de importante decisão judicial que resguarda o direito do povo de Uberlândia à preservação de seu patrimônio histórico e cultural, como forma de manutenção do sentimento vivo quanto ao seu passado.

"Iremos acompanhar de perto essa restauração do imóvel e esperamos, sinceramente, que o município entregue de volta ao povo uberlandense o Teatro Grande Otelo, de inegável importância para a preservação da memória e identidade da cidade”, declarou o promotor.

Valor histórico e arquitetônico

A construção do Cine Vera Cruz, que posteriormente passou a abrigar o Teatro Grande Otelo, fez parte do processo de urbanização da Vila Operária ocorrido na década de 60 e onde atualmente é o Bairro Aparecida.

Construído em 1966, o prédio foi projetado pelo engenheiro Nelson Gonçalves Prado e não obedeceu a nenhum estilo arquitetônico específico. Em 1993, passou a ser chamado de Teatro Grande Otelo em homenagem à personalidade das artes cênicas brasileiras, nascida em Uberlândia e conhecida nacionalmente por atuações em filmes humorísticos.

A edificação constitui-se de dois pavimentos, com volumetria em um bloco retangular único, implantado em um terreno na esquina da Avenida João Pinheiro com a Rua Monte Alegre. O prédio, que ocupa quase toda a área de 800 m², não apresenta recuos frontais ou laterais e tem capacidade para 300 lugares.

0 comentários:

Postar um comentário