segunda-feira, 1 de maio de 2017

Paróquia de Porto Velho realiza procissão em homenagem aos trabalhadores neste 1º de maio

Romaria foi realizada na tarde desta segunda-feira, 1°, pelas ruas da Zona Sul da cidade. Segundo organizadores, cerca de 500 pessoas participaram da procissão.

Na tarde desta segunda-feira (1°) fiéis se reuniram para participar da 17° Romaria do Trabalhador em Porto Velho. A concentração foi na Paróquia Santa Luzia e os participantes caminharam em direção a Paróquia São José do Operário, localizada na Zona Sul da cidade.

O padre José Roberto, da Paróquia São José do Operário, que é o santo protetor dos trabalhadores, explicou que o motivo da procissão é celebrar o Dia do Trabalhador. “Já é uma tradição na nossa paróquia realizar essa celebração no dia 1° de Maio, celebrando também o nosso padroeiro São José Operário. Este ano, particularmente, falamos dessa discussão sobre as reformas que estão sendo propostas pelo governo federal, que retiram direitos que pertencem ao trabalhador”, disse o padre.

De acordo com um dos organizadores da romaria, Jair Bruxel, cerca de 800 pessoas são esperadas para a missa que será celebrada após a procissão. “Na romaria devemos ter em média 500 pessoas, sem contar as que estão nos esperando na outra paróquia”, disse Bruxel.

O organizador disse ainda que, durante a procissão diversos temas serão refletidos. “Falaremos sobre o trabalhador, sobre os indígenas, sobre a morte no campo e ainda sobre a reforma trabalhista. Sem deixar de cantar e rezar ao longo da romaria”, finalizou Bruxel.

O aposentado Nilo Cândido, sempre que pode acompanha a romaria. “Mesmo eu sendo aposentado eu não deixo de participar, até porque eu também sou devoto de São José dos Operários”, contou Cândido.

Embora tenha apenas 17 anos, Gabriele Ferreira conta que sempre participou das procissões no dia de São José do Operário. “Meus pais eram da Paróquia e mesmo mudando de paróquia, nós sempre viemos acompanhar a procissão, pois é uma fé minha mesmo. A igreja também está no meio social lutando por nosso direitos”, ressalta Gabriele.

Após a procissão uma missa será celebrada e a quermesse será realizada para a comunidade.

O trajeto realizado pelos fiéis foi com saída da Paróquia Santa Luzia localizada na rua Angico com Tancredo Neves, seguindo pela rua Caetano, dobrando na rua Jatuarana, entrando na rua Campos Sales e finalizando na Paróquia São José do Operário.

0 comentários:

Postar um comentário