quarta-feira, 24 de maio de 2017

TRE modifica decisão e mantém candidaturas de prefeito e vice de Bambuí

Eles tinham sido cassados por compra de apoio político em 2016. TRE reformou a decisão e afastou a cassação. Cabe recurso.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgou, nesta terça-feira (23), dois recursos envolvendo o prefeito de Bambuí, Olívio José Teixeira, e seu vice, Eugênio Pacelli Garcia Bahia, por abuso de poder econômico. Ao final do julgamento foram revogadas as cassações dos registros de prefeito e vice e a inelegibilidade dos políticos. Ainda cabe recurso.

Os dois foram eleitos pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) com 5.278 votos (36,79%) e permanecem nos cargos. O G1 entrou em contato com os políticos, mas as ligações não foram atendidas.

O TRE havia cassado os registros dos dois em 2016 e declarado a inelegibilidade do prefeito e do vice por oito anos. Segundo os processos, os candidatos teriam comprado apoio político de dois outros candidados a prefeito por meio do oferecimento de valores e cargos comissionados.

O relator dos processos, juiz Carlos Roberto de Carvalho, entendeu que "a prova testemunhal demonstra que houve renúncia dos candidatos para apoiar os candidatos". Contudo, não comprova que os dois tenham pagado os adversários para desistirem de suas candidaturas para apoiá-los.

0 comentários:

Postar um comentário