sexta-feira, 30 de junho de 2017

‘Eu queria levar todas’, diz visitante de feira que reúne 250 espécies de plantas no AP

Festival em Macapá comercializa vegetais a valores de R$ 5 a R$ 150. Programação acontece na praça Barão do Rio Branco até o dia 9 de julho.

“Eu queria levar todas”, disse a servidora pública Aldenora Bittencourt, de 57 anos, durante visita ao 3º Festival das Flores de Holambra, em Macapá. Vendidas a um valor abaixo do mercado, mais de 250 espécies de plantas, entre flores, ornamentais, frutíferas e medicinais, são expostas na programação.

O festival, que acontece pela terceira vez no Amapá e comercializa vegetais a preços que variam de R$ 5 a R$ 150, começou nesta sexta-feira (30) e segue até o dia 9 de julho. Aldenora aproveitou o primeiro dia de exposição para conferir as plantas e, assim, aumentar a coleção que tem em casa.

“A diversidade de plantas e flores me chamou atenção. Eu amo flores, né? Então se eu pudesse eu pegava uma de cada e levava para casa. Estou levando esses brotos agora para aumentar a coleção que tenho em casa”, comentou Aldenora.

A ideia é oportunizar os moradores a apreciarem e adquirirem as flores, que são cultivadas em São Paulo. Segundo um dos organizadores do evento, Ediglelson Negrão, os amapaenses procuram plantas exóticas e que são difíceis de encontrar na região amazônica.

“Os amapaenses fazem questão de comprar flores diferentes das encontradas aqui na região, como as kalanchoes, as orquídeas, plantas para áreas externas também. Vem com preço bem em conta. As crianças gostam das carnívoras e as senhoras, das roseiras. Então tem saído aí o que agrada a cada público”, explicou o organizador.

Segundo a organização, as pessoas que adquirirem as plantas recebem orientações sobre a melhor forma de cultivar a aquisição, e manter a planta saudável e adaptável ao clima do estado. A ideia é que a feira, que é itinerante, aconteça duas vezes ao ano em Macapá.

Entre as espécies disponíveis estão as carnívoras, palmeiras, roseiras, bonsais, cactos, roseiras. No evento, também estão expostos limoeiros, aceroleiras, goiabeiras, oliveiras, além de ervas, como manjericão e alecrim, cactos, azaleias, violetas e as suculentas.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

0 comentários:

Postar um comentário