Profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em Macapá vão poder participar de um curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para facilitar a comunicação com pacientes que tem deficiência auditiva. Os interessados podem se inscrever a partir de segunda-feira (24).
As aulas estão previstas para iniciar no dia 14 de agosto e terminar em 1° de setembro. A iniciativa é da prefeitura da capital em parceria com uma faculdade particular. As inscrições ficarão abertas até o preenchimento das vagas.
No total são disponibilizadas 35 vagas para formação de turmas do curso de Libras para os níveis I, II e III. Após a conclusão da primeira turma, novas vagas serão abertas, informou a prefeitura.
Os profissionais interessados devem procurar a Coordenação da Pessoa com Deficiência, na Rua General Osório, número 365, Laguinho, sala 120. Os candidatos devem levar cópia do RG, comprovante de residência, foto 3x4 e um classificador transparente.
O coordenador de Saúde da Pessoa com Deficiência, Mário Ivo, explica que a ausência do conhecimento em Libras pelos profissionais fragiliza o atendimento de pessoas com deficiência auditiva, devido à dificuldade na comunicação.
“A falta do profissional com conhecimento em língua de sinais faz com que esse público deixe de procurar uma unidade de saúde. Com a capacitação dos que atuam diretamente no atendimento, esperamos integrar essas pessoas na rotina das UBS’s”, destacou Ivo.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário