Doze expressões artísticas, mais de 50 atrações, cerca de 200 artistas diretamente envolvidos e inúmeras intervenções artísticas. Esse ano o público de Uberlândia pode esperar uma Virada Cultural de estilos ainda mais diversificados e com foco total na valorização da cultura local. A segunda edição do evento será realizada nos dia 6 e 7 de setembro, no Teatro Municipal de Uberlândia, e todas as atividades terão acesso gratuito.
A organização ainda segura a divulgação do cronograma, que deve ser lançado na próxima semana, mas garante que a estrutura para 2017 vai priorizar a classe artística uberlandense e satisfazer a todos os públicos com atividades de teatro, dança, música, literatura, cinema, artesanato, entre outros.
“Diferente do ano passado, não vamos trazer gente de fora e as atrações serão 100% gratuitas. Queremos valorizar ainda mais os nossos artistas, porque existem várias manifestações que são feitas de forma isolada, para um público muito específico. Queremos fazer um ‘guarda-chuva’ para que todas as modalidades ganhem força juntas”, comentou a gerente de eventos, Carolina Miranda.
A proposta “Cultura em Movimento” será mantida e as atividades vão iniciar a partir das 14h no primeiro dia do evento e às 16h no segundo. Outra novidade é que a Viradinha Kids, com oficinas e apresentações para crianças, terá um horário específico para visitação dos alunos da rede de ensino municipal. A programação também vai contemplar oficinas de grafite, poesia e origami.
Os shows vão ocorrer no estacionamento do teatro a partir das 18h abrangendo no repertório estilos como pop rock, música andina, MPB e reggae. Nas atividades de dança os grupos da cidade apresentarão espetáculos de dança clássica, dança do ventre, de salão, entre outros. Já na área interna haverá espetáculo teatral e exposição de artes plásticas.
“Não serão apenas artistas conhecidos. Estamos dando oportunidade àqueles que estão começando o contato com a arte a mostrarem seu trabalho. Além disso, também teremos oficinas literárias e espaço para que os autores locais vendam e façam lançamentos das obras, tendo contato direto com o público”, destacou Miranda.
Gastronomia
A culinária tradicional também terá acesso garantido à Virada. O festival de food trucks será mantido para a edição com o detalhe de que todos ofereçam pelo menos um prato com queijo canastra ou doce de leite, com o intuito de valorizar a culinária regional. A receita poderá ser criada ou adaptada em algum prato do cardápio já existente do truck.
Mais de 8 mil
A Virada será realizada pela Viva Marketing com apoio e patrocínio de empresas da cidade. O objetivo da organização é oficializar o evento no calendário municipal e atrair cada vez mais pessoas da região para estimular o turismo e a economia por meio das manifestações artísticas.
A Virada Cultura reuniu em sua primeira edição, em agosto do ano passado, mais de 8 mil pessoas durante os dois dias de evento. A expectativa, segundo a gerente de eventos, é que o número seja superado neste ano.
“Queremos que a Virada Cultural de Uberlândia tome grandes proporções como em outras tantas cidades do mesmo porte e até capitais. Estamos no começo do projeto ainda, mas acreditamos que com a união da classe artística podemos chegar lá”.
0 comentários:
Postar um comentário