terça-feira, 29 de agosto de 2017

Alunos fecham rua com barreira humana para protestar contra furto de escola

Em manifestação pacífica alunos fecham rua para pedir por segurança em escola (Foto: Jheniffer Núbia / G1)Em manifestação pacífica alunos fecham rua para pedir por segurança em escola (Foto: Jheniffer Núbia / G1)

Em manifestação pacífica alunos fecham rua para pedir por segurança em escola (Foto: Jheniffer Núbia / G1)

Mais de 250 alunos da Escola Estadual Petrônio Barcelos deixaram as salas de aulas para fechar a rua em frente ao colégio, que fica na Rua Alexandre Guimarães, em Porto Velho. O protesto foi feito durante a tarde desta terça-feira (29), após os estudantes notarem que algumas centrais de ar da escola tinham sido furtadas por ladrões. Na ocasião, uma barreira humana foi formada na via.

“Está impossível de estudar. Além do calor insuportável das salas fechadas, ficamos a mercê dos bandidos que entram no colégio na hora que querem. Estamos sem segurança”, disse um dos alunos que estava em frente a escola.

Central de ar foi furtada durante madrugada de terça-feira(29) (Foto: Jheniffer Núbia/ G1)Central de ar foi furtada durante madrugada de terça-feira(29) (Foto: Jheniffer Núbia/ G1)

Central de ar foi furtada durante madrugada de terça-feira(29) (Foto: Jheniffer Núbia/ G1)

Formando uma barreira humana na via, alguns estudantes seguravam cartazes e revindicavam por segurança.

“A forma que achamos para chamar a atenção das autoridades foi fazer esse protesto pacífico. Só queremos segurança e o direto de poder estudar com o mínimo de qualidade. As salas estão muito quentes. Além de os ventiladores não funcionarem, agora não temos as centrais de ar ”, fala de uma aluna do segundo ano.

Com cartazes nas mãos os alunos pedem segurança em escola (Foto: Jheniffer Núbia / G1)Com cartazes nas mãos os alunos pedem segurança em escola (Foto: Jheniffer Núbia / G1)

Com cartazes nas mãos os alunos pedem segurança em escola (Foto: Jheniffer Núbia / G1)

A escola, segundo funcionários que também não quiseram se identificar, tem sido alvo contínuo de furtos.

“Não é a primeira vez que isso acontece. Na semana passada foi roubada toda a fiação elétrica do terceiro pavilhão, mas na quinta-feira a tarde havia sido instalado. Porém, durante a madrugada de sexta-feira (25), os marginais roubaram novamente. Estamos esquecidos! ”exclama.

O G1 entrou em contato com a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) para verificar se existe alguma previsão de reposição das centrais de ar e sobre a segurança da escola, mas não obteve retorno até o fechamento da reportagem.

0 comentários:

Postar um comentário