O serviço sem vínculo empregatício se tornou uma das principais alternativas de renda para os amapaenses. Mais de 6 mil cadastros foram realizados na Central do Trabalhador Autônomo (CTA), instituição que realiza a mediação entre profissionais e contratantes. São carpinteiros, pedreiros, ajudantes de pedreiro, babás, eletricistas, encanadores, lavadores de carros, reparadores, garçons, pintores, entre outros, que buscam oportunidades.
Segundo o coordenador da CTA, Antônio Favacho, diariamente, pessoas das mais diversas profissões buscam na Central, localizada na Zona Sul de Macapá, uma vaga de emprego por meio de diárias. Entre os serviços mais solicitados pelos contratantes estão os de diaristas, carpinteiros e pintores.
“As empresas e contratantes se cadastram em busca de uma atividade específica, então buscamos o perfil dos profissionais e assim fazemos a mediação. A CTA faz apenas a intermediação, a negociação do valor da diária é entre o trabalhador e o contratante”, destacou.
Um dos trabalhadores que buscam oportunidade é o encanador João Bentes, de 45 anos. Ele fez o cadastro na Central na quarta-feira (23) e diz que geralmente cobra cerca de R$ 80 a R$ 100 pelo serviço prestado, mas o valor é negociado diretamente com o contratante.
“Infelizmente a crise dificulta que tenhamos oportunidade no mercado contratante. Como tenho o conhecimento profissional para essa demanda, recorro aos trabalhos diários. Vim fazer o cadastro porque posso aumentar minhas oportunidades”, disse.
A Central realiza atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, na Rua Claudomiro de Morais, bairro Buritizal.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário