sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Universidade do AP oferta graduação sobre linguagens interculturais para índios

Em julho, Unifap formou mais 41 índios com graduação para lecionar sobre as próprias culturas (Foto: Divulgação/Unifap)Em julho, Unifap formou mais 41 índios com graduação para lecionar sobre as próprias culturas (Foto: Divulgação/Unifap)

Em julho, Unifap formou mais 41 índios com graduação para lecionar sobre as próprias culturas (Foto: Divulgação/Unifap)

O curso de Licenciatura Intercultural Indígena, oferecido pela Universidade Federal do Amapá (Unifap), estará com inscrições abertas no período de 4 a 29 de setembro, através da internet e de forma gratuita. A graduação em ensino superior é destinado a índios amapaenses e do norte do Pará.

Os interessados deverão enviar informações através do site do Departamento de Processos Seletivos e Concursos (Depsec). O edital também está disponível na página, com as regras do processo seletivo.

Em julho, a Unifap formou 41 índios de cinco tribos de Oiapoque, município a 590 quilômetros de Macapá. O curso, implantado há 10 anos, passa conhecimentos aos indígenas para que eles consigam lecionar sobre as caracteríticas dos próprios povos e a relação deles com as transformações do ambiente.

São ofertadas 30 vagas distribuídas entre etnias: Galibi Marworno (9 vagas); Karipuna (9); Palikur (5); Wajãpi (3); Aparai/Wayana (2); Tiriyó/Kaxuyana (1); e Galibi Kalinã (1). A prova poderá ser feita na língua portuguesa ou em outras 7 línguas indígenas.

A seleção será feita em 4 fases: produção de texto, entrevista, comprovação de exercício docente em escola indígena, e comprovação de pertencimento à comunidade indígena.

A prova com produção de texto está prevista para ser aplicada no dia 15 de outubro e as entrevistas entre 16 e 20 de outubro. O resultado deve ser anunciado em 3 de novembro e as aulas já devem iniciar no dia 11 de janeiro de 2018, no campus Binacional do Oiapoque.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

0 comentários:

Postar um comentário