terça-feira, 1 de agosto de 2017

Cerca de 10 escolas públicas do AP devem adiar volta às aulas para fazer reparos

Escolas receberam intervenções durante o mês de julho; aulas no Elizabeth Esteves devem retornar nesta terça-feira, 1º (Foto: ETI/Seed)Escolas receberam intervenções durante o mês de julho; aulas no Elizabeth Esteves devem retornar nesta terça-feira, 1º (Foto: ETI/Seed)

Escolas receberam intervenções durante o mês de julho; aulas no Elizabeth Esteves devem retornar nesta terça-feira, 1º (Foto: ETI/Seed)

As aulas iniciam nesta terça-feira (1º) para a maioria dos alunos das escolas da rede estadual. Mas, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) estima que cerca de 10 instituições de ensino vão voltar a receber os estudantes a partir de segunda-feira (7). O atraso não deve prejudicar o segundo semestre do calendário escolar, prevê o Estado.

A maioria das escolas que vai sofrer atraso nas aulas fica em municípios do interior. As unidades estão recebendo intervenções elétricas e estruturais iniciadas no mês de julho, o que provocou o adiamento. Os diretores desses colégios devem informar à Seed e à comunidade escolar sobre a alteração.

“Nossa previsão é que a maioria das escolas retorne com as aulas na terça-feira, muitas que receberam reparos. Mas há um grupo de escolas do interior, em torno de 10 escolas, que está recebendo reparos na parte elétrica. Não é algo que vai atrasar as aulas de forma prejudicial”, falou o coordenador da Educação Básica, Ailton Guedes.

Maioria das escolas vão começar as aulas nesta terça-feira (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)Maioria das escolas vão começar as aulas nesta terça-feira (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

Maioria das escolas vão começar as aulas nesta terça-feira (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

A secretaria disse ainda que os repasses relacionados à merenda escolar foram feitos às escolas, que já não têm contas bloqueadas devido processos judiciais e, por isso, os alunos não deverão ser dispensados por falta de alimentação, como estava acontecendo antes das férias escolares.

“A merenda escolar está em dia. Não se pode fazer o bloqueio de recurso de merenda, então o setor jurídico entrou com recurso para que essa medida não seja aplicada. Com as escolas estruturadas com recursos, não há razão para os alunos serem dispensados, exceto situações atípicas”, disse Guedes.

Entre as escolas que precisavam receber reparos está a Júlio Gonçalves da Costa, no distrito de Santa Luzia do Pacuí. A Seed informou que a manutenção predial não foi realizada no mês de julho, mas que está prevista para setembro. As aulas no local devem iniciar nesta terça-feira.

No bairro Perpétuo Socorro, Zona Leste de Macapá, a escola Deuzuite Cavalcante está recebendo reparos no telhado no bloco administrativo, após chuvas e ventanias registradas entre os dias 22 e 23 de julho. A Seed confirmou que as aulas vão começar nesta terça-feira também.

Estudantes reclamaram em junho da falta de estrutura para estudar em tempo integral (Foto: Reprodução/Rede Amazônica no Amapá)Estudantes reclamaram em junho da falta de estrutura para estudar em tempo integral (Foto: Reprodução/Rede Amazônica no Amapá)

Estudantes reclamaram em junho da falta de estrutura para estudar em tempo integral (Foto: Reprodução/Rede Amazônica no Amapá)

Escolas de tempo integral

As adaptações nas escolas em tempo integral estavam previstas para serem feitas no período das férias. Os estudantes reclamaram em junho sobre dificuldades e falta de estrutura para os estudos. A Seed declarou que pelo menos 4 escolas estavam precisando de reparos urgentes.

Na Elizabeth Esteves, em Santana, foram feitos reparos no telhado, portas, esquadrias e rede elétrica, que eram reivindicações de alunos. Ainda serão concluídos serviços na quadra, mas as aulas devem iniciar na terça-feira.

Reparos na quadra, telhado e estacionamento foram feitos na escola Tiradentes, no Centro de Macapá. Durante o mês de agosto ainda serão feitas intervenções nos banheiros, segundo a Seed, que não afetam o retorno das aulas.

A Escola Estadual Maria do Carmo está em fase de conclusão dos reparos na quadra de esportes. No Colégio Amapaense, a Seed informou que ainda serão feitos serviços nos banheiros, telhados e quadra, que seguem seu andamento sem atrapalhar nas aulas.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

0 comentários:

Postar um comentário