terça-feira, 8 de agosto de 2017

Cirurgias para pacientes com câncer são suspensas por falta de material, no AP

Cirurgias foram suspensas no Hospital das Clínicas Alberto Lima, em Macapá (Foto: Jéssica Alves/G1)Cirurgias foram suspensas no Hospital das Clínicas Alberto Lima, em Macapá (Foto: Jéssica Alves/G1)

Cirurgias foram suspensas no Hospital das Clínicas Alberto Lima, em Macapá (Foto: Jéssica Alves/G1)

Após a suspensão de cirurgias eletivas, que não são casos de emergência, devido a falta de materiais correlatos, o Hospital das Clínicas Alberto Lima (Hcal), em Macapá, não está realizando também procedimentos cirúrgicos em pacientes que estão em tratamento na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), pelo mesmo motivo, segundo o hospital.

Pacientes relataram à Rede Amazônica no Amapá que muitas cirurgias que estavam agendadas foram suspensas. Muitos também dizem enfrentar problemas para dar continuidade ao tratamento de quimioterapia, devido à falta no hospital da medicação necessária.

A responsável pelo setor de atenção à Saúde, Ely Góes, informou que a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) trabalha para que o abastecimento de materiais e medicamentos nas unidades hospitalares do Amapá ocorra o mais rápido possível, entretanto a aquisição de remédios ainda é uma dificuldade, segundo ela.

“Lamentamos que esteja ocorrendo esse desabastecimento, mas estamos trabalhando para rapidamente resolver essa situação. A questão maior ainda é a dificuldade para a entrega dos medicamentos, pois existem diversas questões que devem ser discutidas nacionalmente com o SUS (Sistema Único de Saúde)”, relatou.

Ely Góes prevê ainda que algumas cirurgias já agendadas comecem a ser realizadas na quarta-feira (8), e serão feitas a partir do momento em que tiverem materiais disponíveis nas unidades hospitalares.

Com relação as cirurgias com pacientes com câncer, a previsão é que os procedimentos de media complexidade possam ser retomados até o sábado (12) e para as cirurgias de alta complexidade, a entrega de materiais específicos está sendo agilizada, completa a Sesa.

*Com informações da Rede Amazônica

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

0 comentários:

Postar um comentário