quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Equipamentos públicos são encontrados abandonados no Maranhão

Equipamentos públicos são encontrados abandonados no MA

Equipamentos públicos são encontrados abandonados no MA

Em São Luiz Gonzaga, há 225 km de São Luís, o cumprimento de um mandado judicial em um prédio onde funcionou um hospital particular localizou equipamentos pertencentes ao município, que poderiam estar sendo utilizados nas áreas da saúde e educação.

Entre as peças encontradas, tem um fogão industrial com uma espécie de selo indicando que deveria estar sendo usado para alimentar escolar. Em vez disso, este e outros equipamentos estão sendo tomados pela ferrugem. Foram encontrados ainda várias caixas com giz, livros e cadernos, além de bebedouros, berços, carteiras, mesas escolares e colchões novos.

Berços poderiam estar sendo usados pela rede municipal de saúde (Foto: Reprodução / TV Mirante)Berços poderiam estar sendo usados pela rede municipal de saúde (Foto: Reprodução / TV Mirante)

Berços poderiam estar sendo usados pela rede municipal de saúde (Foto: Reprodução / TV Mirante)

O hospital fechado pertence ao ex-prefeito da cidade, Emanoel Carvalho. De acordo com o juiz Tonny Araújo Luz, o ex-gestor, vai ter que prestar contas pelo fato de todo esse material ter sido encontrado nessas circunstâncias.

“Se for constatado que esse material pertence ao município, o Ministério Público deve adotar as medidas cabíveis, seja no âmbito cível como no criminal. Evidentemente que o requerido terá a oportunidade de provar que aquele material não é de propriedade do município. Isso vai ser apurado”, disse o magistrado.

Tem ainda filtros de ar para veículos, transformador de energia e até cadeira para consultório odontológico para as unidades básicas de saúde.

Colchões e até uma cadeira para consultório odontológico foram encontrados (Foto: Reprodução / TV Mirante)Colchões e até uma cadeira para consultório odontológico foram encontrados (Foto: Reprodução / TV Mirante)

Colchões e até uma cadeira para consultório odontológico foram encontrados (Foto: Reprodução / TV Mirante)

“Lamentavelmente temos escolas sem bebedouros, que as crianças estão passando por dificuldade, pois a família não tem condição de comprar o material escolar, enquanto lá tem bastante caderno e giz. Tudo isso poderia estar sendo usado por essas crianças”, disse a secretária municipal de Educação, Layse Maria da Silva.

Por telefone, Emílio Carvalho, que é filho do ex-prefeito da cidade, disse que o hospital desativado era alugado para o município e servia de depósito de material da prefeitura. Disse que os colchões novos pertencem ao próprio hospital, e que os outros materiais não estavam mais em condições de uso, mesmo assim, segundo Emílio Carvalho, tudo estava à disposição do município.

O atual prefeito de São Luiz Gonzaga, Francisco Martins Júnior, nega que esse material estivesse à disposição do município e que o ex-prefeito se negava a entregar e, por isso, teve que entrar com uma ação na justiça.

0 comentários:

Postar um comentário