Lucas Coutinho foi selecionado entre mais de 4 mil candidatos (Foto: Lucas Coutinho/Arquivo Pessoal)
Um e-mail da Embaixada Norte-americana levou a vida do amapaense Lucas Coutinho, de 21 anos, a um novo horizonte. A mensagem informava que o universitário foi selecionado para participar do programa internacional Young Leaders of Americans (Jovens Lideres das Américas - YLAI), criado pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
Segundo Coutinho, que faz letras na Univerdade Federal do Amapá (Unifap), cerca de quatro mil candidatos participaram da seleção, que contou com avaliações on-line de leitura, redação e conversação em inglês. O programa vai levar 20 brasileiros para um intercâmbio de cinco semanas com representantes do governo americano e lideranças globais, por meio de conferências em Atlanta, Geórgia e Washington.
É o governo americano que fica responsável pelos custos com passagens, alimentação e hospedagem de todos os participantes. A viagem do grupo está marcado para 3 de outubro.
“Desde criança sempre gostei de estudar inglês. Hoje, eu trabalho na área da educação como professor em uma instituição particular de idiomas. Eu já tive a oportunidade de participar de outros programas da Embaixada dos Estados Unidos”, disse o jovem.
Para participar do YLAI, o candidato deve ter entre 21 e 35 anos, além de morar na América Latina ou Caribe. Outra exigência é ter experiência em liderança ou empreendedorismo, de preferência em startup. A fluência em inglês é obrigatório.
Lucas Coutinho é professor de inglês, o que atende o critério de liderança, além de ter atuado em projetos de empreendedorismo durante a vida escolar. Ele destaca que já participou de outros intercâmbios fora do Brasil. Foi através da Embaixada dos Estados Unidos que conheceu o programa após convite para participar da seleção. Esta é a primeira vez que um amapaense vai representar o país no YLAI.
O jovem universitário mora na cidade de Santana, a 17 quilômetros de Macapá. Ele conta que quer incentivar outros amapaenses a sonharem com oportunidades de estudo e trabalho em outros países. Para Coutinho, o intercâmbio é a chance de construir uma carreira internacional.
“Esse programa Jovens Lideres das Américas é bem mais diferenciado dos que já participei. Nenhum outro oferece a estrutura igual. Muitos jovens nem retornam ao Brasil após essa oportunidade. Eu acho que a minha participação pode despertar a vontade de muitos outros amapaenses para tentarem nos próximos anos”, finalizou.
Grupo com 20 brasileiros representaram o país nos Estados Unidos na edição de 2016 do programa (Foto: Divulgação/YLAI)
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário