Um mutirão de cataratas será realizado neste fim de semana em Divinópolis. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), serão feitos 3.766 procedimentos em 691 pacientes. A estrutura para a realização dos serviços será montada no ambulatório de especialidades médicas.
A equipe de cirurgia é composta por três médicos cirurgiões oftalmologistas, um enfermeiro, três técnicos de enfermagem, um agente administrativo e três instrumentadores cirúrgicos. As cirurgias serão realizadas em um bloco cirúrgico montado em carreta, aprovado e liberado pela Vigilância Sanitária.
Estão programados os seguintes atendimentos: 365 cirurgias de catarata, 100 cirurgias de pterigeo, 176 procedimentos de yag laser (limpeza de lente) e 50 cirurgias de vitrectomia.
Também serão realizados exames de biomicroscopia de fundo de olho, mapeamento de retina, tonometria de aplanação, microscopia especular de córnea, biometria monocular e ceratometria de todos os pacientes. De acordo com o diretor de Regulação da Semusa, Amarildo de Sousa, já foram realizadas 585 consultas de avaliação pré-cirúrgicas, de uma fila existente na Semusa desde 2015.
Das 4h de sábado (26) até às 17h de domingo (27) o trânsito de veículos estará interditado próximo a sede do Samu para realização do mutirão. A interdição acontecerá no final da Rua São Paulo e na Rua Oeste de Minas entre as ruas Rio de Janeiro e São Paulo.
0 comentários:
Postar um comentário