segunda-feira, 14 de agosto de 2017

No AP, seis empresas são notificadas por falhas no serviço de internet fixa e móvel

Procon-AP notificou as seis maiores emprsas operadoras de internet em Macapá (Foto: Kewin Franco/Secom)Procon-AP notificou as seis maiores emprsas operadoras de internet em Macapá (Foto: Kewin Franco/Secom)

Procon-AP notificou as seis maiores emprsas operadoras de internet em Macapá (Foto: Kewin Franco/Secom)

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AP) notificou as seis maiores empresas operadoras do serviço de internet em Macapá. A ação foi motivada após o acúmulo de reclamações sobre falhas no sistema fixo e móvel.

De acordo com o órgão estadual, as empresas foram notificadas na sexta-feira (11) e têm dez dias para justificar o problema e apresentar soluções. Caso contrário, o Procon-AP deverá aplicar multas e, se necessário, pedir o cancelamento da autorização da prestação do serviço pela empresa responsável.

Segundo o diretor do Procon-AP, Eliton Franco, as empresas devem prestar esclarecimentos sobre a ineficiência relatada pelos clientes e a interrupção de sinal, sem o devido desconto referente ao período, para a conta do consumidor.

As operadoras alegaram ao instituto que as falhas foram provocadas por problemas no linhão que interliga o Amapá ao resto do Brasil. No entanto, Franco enfatizou que o problema na transmissão ocorreu somente durante três dias.

“Nós notificamos as seis maiores empresas que prestam serviço de sinal de internet, fixa e móvel. As empresas têm dez dias para responder vários questionamentos, principalmente sobre a interrupção dos sinais e fatura que chega cheia”, disse o diretor do Procon.

No levantamento de 2017, o Procon-AP registrou 89 reclamações contra essas operadoras por cobranças indevidas, cancelamentos, serviços não fornecidos e descumprimento de prazo. Outras 26 queixas foram em relação ao acesso, como problemas com menu, indisponibilidade, onerosidade e inacessibilidade aos deficientes.

Problemas de conexão geraram reclamações de consumidores (Foto: John Pacheco/G1)Problemas de conexão geraram reclamações de consumidores (Foto: John Pacheco/G1)

Problemas de conexão geraram reclamações de consumidores (Foto: John Pacheco/G1)

*Com informações da Rede Amazônica no Amapá

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