Após uma ocorrência de tentativa de linchamento durante uma atividade de alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC), o reitor da instituição, Henry Campos, decidiu suspender as ações do Centro de Desenvolvimento da Família (Cedefam), núcleo ligado à Pró-Reitoria de Extensão.
O caso aconteceu nesta quarta-feira (23), por volta das 11h. Alunos e professores do curso de odontologia da UFC realizavam aula de campo em uma horta comunitária nas dependências do Cedefam, que fica no Bairro Planalto Pici. Durante o momento, um jovem entrou na unidade, perseguido por outros homens armados com pedaços de madeira e ferro, conforme relatou a assessoria de imprensa da universidade.
Os estudantes precisaram se abrigar em um auditório. Um dos professores tentou dialogar com o grupo que invadiu as dependências do Centro, buscando impedir o linchamento. Contudo, ele também foi ameaçado por um dos integrantes do grupo.
A segurança armada do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra chegou ao local momentos depois e conseguiu conter o grupo, que saiu do local, incluido o homem ameaçado de espancamento.
Os casos de violência na região tornaram-se comuns, de acordo com os membros do Cedefam. Nos últimos meses já foram presenciados assaltos e consumo de tráfico de drogas. Em uma das ocasiões, um vigilante e uma funcionária tornaram-se reféns de um jovem em fuga que invadiu o local.
Por conta disso, o reitor da UFC e os gestores do Cedefam decidiram suspender todos os estágios e atividades desenvolvidas pelo Centro por tempo indeterminado, até que a segurança no local seja restabelecida. Além disso, o professor Henry Campos encaminhou ofício à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado na tarde desta quarta-feira (23), demandando soluções na segurança do local.
0 comentários:
Postar um comentário