terça-feira, 1 de agosto de 2017

Placas de sinalização em ciclovia no Ceará geram crise entre prefeitura e Dnit

Ciclovia de Forquilha é tomada por placas de trânsito que impedem fluxo livre de ciclistas

Ciclovia de Forquilha é tomada por placas de trânsito que impedem fluxo livre de ciclistas

Placas de sinalização no meio da ciclofaixa no município de Forquilha têm se tornado um transtorno para os ciclistas e a população local. A via para ciclistas foi feita pela prefeitura em uma área de União, gerando uma crise entre o poder municipal e o órgão federal.

Em um trecho de 1,2 km da rodovia que passa pelo município, a prefeitura implantou uma ciclovia, e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) instalou pelo menos sete placas de sinalização, além de um fotossensor, no meio do percurso.

Segundo relatos de populares, a "engenharia" acaba provocando alguns acidentes para os ciclistas e os pedestres que utilizam a faixa.

O secretário de Infraestrutura de Forquilha, José Ilário de Souza, disse que a ciclofaixa faz parte do plano de mobilidade urbana do município, e reconhece que há necessidade de sinalizar o trecho, apesar da forma como foi feita. “O município reconhece isso, afinal de contas, nós estamos desenvolvendo plano de mobilidade urbana para melhorar o fluxo e o deslocamento das pessoas.”

A Prefeitura de Forquilha afirmou que não tem projeto para recuar a ciclovia no trecho, nem refazê-la em outro espaço.

Em nota, o Dnit informou que não era necessário a autorização da prefeitura para instalar as placas, porque o trecho, segundo o departamento, pertence à União Federal. O departamento disse que já existe um processo aberto contra o município por ter urbanizado um trecho da rodovia sem autorização, e que essa urbanização está interferindo na sinalização da via.

De acordo com o Dnit, enquanto o processo é julgado, o departamento vai remanejar as placas, em benefício do “bem coletivo”.

0 comentários:

Postar um comentário