sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Prefeitura de Juiz de Fora publica aviso de licitação de nova frota para o Departamento Municipal de Limpeza Urbana

Caminhão do Demlurb quebrou no Centro de Juiz de Fora no dia 12 de junho (Foto: Rodrigo Soares/G1)Caminhão do Demlurb quebrou no Centro de Juiz de Fora no dia 12 de junho (Foto: Rodrigo Soares/G1)

Caminhão do Demlurb quebrou no Centro de Juiz de Fora no dia 12 de junho (Foto: Rodrigo Soares/G1)

A Prefeitura de Juiz de Fora anunciou que a realização de concorrência para contratação de uma empresa que disponibilize caminhões novos para o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) será no dia 26 de setembro. O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (18). Em junho, o prefeito Bruno Siqueira anunciou a licitação, após uma sequência de quatro acidentes em cerca de 30 dias envolvendo os veículos do departamento.

O G1 entrou em contato com a Prefeitura e aguarda retorno.

De acordo com o aviso, a licitação será em forma de concorrência voltada para contratar empresa especializada para a locação de caminhões, equipamentos para coleta e destinação final de resíduos sólidos, sem motoristas e sem combustível, para complementar os serviços de limpeza urbana no município de Juiz de Fora.

O texto destacou que a concorrência inclui "as despesas de transporte entre áreas, lubrificantes, material de consumo, reparos e reposição de peças e pneus, reposição de equipamentos uniformes, seguros (inclusive contra terceiros), resgate de equipamentos avariados em via pública e demais insumos necessários aos serviços". As quantidades, modelos e características estarão definidas no edital e anexos, que ainda não foram publicados pela Prefeitura.

Prefeito Bruno Siqueira anunciou licitação em junho para nova frota do Demlurb em perfil de rede social (Foto: Reprodução/Facebook)Prefeito Bruno Siqueira anunciou licitação em junho para nova frota do Demlurb em perfil de rede social (Foto: Reprodução/Facebook)

Prefeito Bruno Siqueira anunciou licitação em junho para nova frota do Demlurb em perfil de rede social (Foto: Reprodução/Facebook)

De acordo com a assessoria da Prefeitura em junho, as duas últimas licitações de caminhões realizadas pelo poder público com processo por pregão presencial foram em 2012, vencida pela Chamonix, e 2013, vencida pela Montreal. Os dois contratos vencem no segundo semestre: o da Chamonix em agosto e o da Montreal, em dezembro.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserpu), Amarildo Romanazzi, destacou que a categoria irá acompanhar para evitar um problema já registrado no departamento. "O Sinserpu não tem poder de intervenção, vamos acompanhar à distância e esperamos que a Câmara atue como fiscalizador do processo. Já tivemos outras licitações onde as empresas vencedoras entregaram caminhões menores que o exigido no edital. Por isso estaremos atentos se o contrato será cumprido, porque isso interfere na rotina do servidor", afirmou.

Acidentes recorrentes

Em 12 de maio, uma gari teve o pé prensado em uma placa de trânsito após o motorista dar ré no veículo. Ela passou por duas cirurgias e teve um dedo amputado. O Demlurb informou que a funcionária passou por perícia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e foi afastada das funções até agosto.

Neste caso, a Chamonix, empresa terceirizada responsável pelo caminhão, informou que o veículo passou por manutenção rigorosa e que o acidente não ocorreu por falha mecânica.

Gari de Juiz de Fora ferida por caminhão do Demlurb

Gari de Juiz de Fora ferida por caminhão do Demlurb

Na madrugada de dia 30 de maio, um caminhão do Demlurb bateu em um poste de alta tensão na BR-040, sentido Barreira do Triunfo. O motorista era o único ocupante do veículo e não sofreu ferimentos. De acordo com os Bombeiros, o motorista perdeu o controle da direção na curva de acesso ao bairro e atingiu um poste de concreto da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Sobre esta ocorrência, o departamento disse, na ocasião, que o veículo foi levado para análise da empresa terceirizada responsável e que todo o procedimento foi acompanhado por representantes do Demlurb, da empresa responsável e pelo motorista.

Caminhao do Demlurb bateu em poste em Juiz de Fora na madrugada de 30 de maio (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)Caminhao do Demlurb bateu em poste em Juiz de Fora na madrugada de 30 de maio (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Caminhao do Demlurb bateu em poste em Juiz de Fora na madrugada de 30 de maio (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Já no dia 1º de junho, um caminhão tombou na BR-267, próximo ao túnel do Bairro Retiro. Houve vazamento de óleo diesel e a via ficou interditada por cerca de duas horas. Ninguém ficou ferido. A assessoria do departamento informou que o caminhão não estava em serviço no momento do acidente e saía de uma empresa terceirizada.

Caminhão tombou próximo ao túnel do Bairro Retiro no dia 1º de junho (Foto: Rodrigo Sousa/G1)Caminhão tombou próximo ao túnel do Bairro Retiro no dia 1º de junho (Foto: Rodrigo Sousa/G1)

Caminhão tombou próximo ao túnel do Bairro Retiro no dia 1º de junho (Foto: Rodrigo Sousa/G1)

Em 21 de junho, um caminhão de coleta de lixo quebrou na Rua Fernando Lobo, no Centro, deixando dois funcionários feridos. O acidente, que é investigado pela Polícia Civil, foi o quarto envolvendo veículos do Demlurb desde maio de 2017. O departamento informou que o acidente ocorreu por uma falha mecânica.

As ocorrências em sequência motivaram os vereadores Roberto Cupolilo (PT) e Adriano Miranda (PHS) a solicitarem o agendamento de uma audiência pública sobre o tema. No entanto, apesar do requerimento em pedido de urgência, a data ainda não foi marcada. "Foram feitos muitos pedidos e tanto eu quanto o Adriano Miranda já cobramos o agendamento. Ela não entrou entre as audiências do período de agosto. Talvez entre em setembro. E agora será uma chance de ter informações sobre esta concorrência", disse o vereador Roberto Cupolilo ao G1.

0 comentários:

Postar um comentário