Uberlândia completa 129 anos nesta quinta-feira (31) e para comemorar a data, o G1 lança série de três reportagens para mostrar o ponto de vista de diversas faixas etárias sobre a evolução da cidade, pontos turísticos, avanços e lembranças.
Nesta primeira reportagem, buscamos saber porque estudantes visualizam na cidade uma forma de crescimento profissional quando o assunto é graduação. Uberlândia é conhecida nacionalmente por ser uma cidade universitária, principalmente devido aos cursos oferecidos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Conta também com cerca de 12 instituições particulares de ensino superior que oferecem diversas vagas na área da saúde, humanas e exatas. Por isso, muitos estudantes que terminam o ensino médio e prestam vestibular no município.
É o caso do estudante de direito, Danyllo Augusto, de 19 anos, que saiu de São Simão, no interior de Goiás, a quase 300 km de Uberlândia, para fazer faculdade. Ele mora com a tia, estuda em uma universidade particular e escolheu esta opção por ser mais próxima da cidade natal e por apresentar uma boa qualidade para os estudos.
“O que mais me chama atenção em Uberlândia é a organização, a estrutura e a oportunidade de crescer profissionalmente no município.”, disse. Mesmo estando longe da família, ele analisa a opção de continuar na cidade após se formar e, se isso não, acontecer ele voltaria à Uberlândia para visitar os amigos.
Mas para Danyllo ainda tem o que melhorar na cidade. Ele conta que sente falta de mais opções de lazer para o fim de semana.
Já a universitária de 20 anos, Isabella Hanna, saiu de Ituiutaba para estudar design de moda em uma faculdade particular. Mora sozinha no Centro da cidade e escolheu o município por ser o único que oferece o curso de moda na região. Ela acredita que Uberlândia oferece grandes oportunidades de logística e de gerar empreendimentos em diversas áreas.
“O que me chamou atenção em Uberlândia é ela ser uma cidade do interior, mas que tem um perfil de cidade grande e que acolhe pessoas de vários outros lugares. As pessoas são tranquilas e amigáveis. ”, disse Isabella.
Após se formar, a estudante pretende morar em cidades maiores ou no exterior para melhorar o conhecimento na área da moda, o que para ela ainda é precário em Uberlândia. Mas mesmo buscando outros rumos, ela pretende voltar ao município para visitar.
Alunos da Universidade Federal de Uberlândia
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi fundada há mais de 40 anos na cidade. Ela oferece vários cursos de graduação em diversas áreas de estudos e isso chama a atenção de jovens e adolescentes que moram em cidades pequenas da região e de outros estados do Brasil.
De acordo com um levantamento feito pela assessoria de comunicação da UFU, hoje dos 20.084 estudantes universitários, 11.144 vieram de outras cidades e a menor parte, 8.940, são naturais de Uberlândia.
Entre as que saíram de casa para estudar está Ana Paula Chagas, de 20 anos, que cursa biomedicina na Universidade Federal de Uberlândia. Ela saiu de Patrocínio, no Alto Paranaíba, juntamente com a família aos 15 anos, com objetivo de estudar e melhorar as chances no mercado de trabalho e logo viu a oportunidade de ingressar na UFU. Os pais dela também aproveitaram a oportunidade para estudar na cidade e concluir o ensino superior e um MBA.
Ana Paula acredita que a estrutura da cidade é o que mais chama atenção. “Como vim de uma cidade pequena, vir para cá fez eu ver o mundo de outra forma. Aqui tem muitas opções de lazer, além de se tratar de uma cidade muito comercial que aumenta as chances de emprego.”, disse ela.
Mesmo com vários pontos positivos, a estudante acha que Uberlândia por ser uma cidade grande, a segurança diminui. “Próximo às universidades, o roubo de celular e outros pertences é muito comum.”, ressaltou Ana Paula. Ela pretende ficar na cidade após concluir a graduação, se houver oportunidades na sua área de atuação. E mesmo não descartando a ideia de morar em outros municípios, a estudante voltaria à Uberlândia para visitar.
0 comentários:
Postar um comentário