segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Vacinas contra o HPV são oferecidas para os jovens entre 16 a 26 anos em Ariquemes, RO

As doses de vacinas de prevenção contra o vírus Papiloma Vírus Humana (HPV) estão sendo oferecidas aos jovens entre 16 e 26 anos em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. De acordo com o departamento de vigilância em saúde, as vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde do município.

Doses da vacina podem ser encontradas nas Unidades Básica de Saúde de Ariquemes (Foto: Jeferson Carlos/G1)Doses da vacina podem ser encontradas nas Unidades Básica de Saúde de Ariquemes (Foto: Jeferson Carlos/G1)

Doses da vacina podem ser encontradas nas Unidades Básica de Saúde de Ariquemes (Foto: Jeferson Carlos/G1)

As vacinas foram ofertadas para as crianças e adolescentes entre 9 a 14 anos, mas na última semana, a faixa etária para a imunização foi ampliada após uma recomendação do Ministério da Saúde por conter doses da vacina que irão vencer a partir do mês de setembro.

Ao G1, a gerente de vigilância de saúde do município, Sônia Carvalho, informou que as doses de vacinas começaram a ser mais procuradas após a ampliação do público alvo.

“Nós realizamos palestras em algumas escolas do município para incentivar os jovens e os responsáveis pelas crianças a receberem a vacina, mas a procura estava abaixo do esperado. Depois que ampliamos a faixa etária para os jovens de até 26 anos, a procura pela imunização aumentou consideravelmente”, afirma.

A imunização correta entre os homens e mulheres da faixa etária recomendada acontece por meio de três doses da vacina, com um intervalo de dois e seis meses. Para garantir a imunização, o governo estadual se comprometeu em oferecer as outras duas doses das vacinas aos moradores que receberem a primeira dose.

Os interessados em receber a vacina deve se deslocar a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, entre as 7h30 a 13h30, com os documentos pessoais, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cartão de vacina. O HPV é um dos causadores de câncer do colo do útero, de pênis orofaringe e ânus.

0 comentários:

Postar um comentário