sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Coqueiro pega fogo ao ser atingido por raio em Porto Velho; VÍDEO

Morador em Porto Velho registra momento em que árvore pega fogo após ser atingida por raio

Morador em Porto Velho registra momento em que árvore pega fogo após ser atingida por raio

Um morador registrou um coqueiro pegando fogo após ser atingido por um raio, durante o temporal na tarde desta sexta-feira (13), no Bairro Pedrinhas, em Porto Velho (assista ao vídeo acima).

A gravação foi feita pelo professor universitário Emanuel Jadir.

O meterologista do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Luiz Alves dos Santos Neto, explica que durante a transição do tempo seco para o chuvoso é normal o aumento do número de raios em Rondônia.

"Tem acontecido um maior número de raios, principalmente pela transição da seca para a chuvosa. Como as nuvem ficam mais elevadas e há o aumento da umidade do ar, elas se organizam com mais agilidade e vem provocando raios e muitas das vezes temporais e até a queda de granizo. As nuvens de chuvas vem como muita força, isso se compararmos com outras épocas do ano", diz.

Luiz conta que a descarga elétrica costuma ser em lugares mais altos."Pontos como postes e árvores geralmente são os mais altos das regiões urbanas e por isso são os mais atingidos. No vídeo do morador, o coqueiro provavelmente era o ponto mais alto daquela região", explica.

O meteorologista fala que são necessários alguns cuidados na hora do temporal com raios.

"É preciso que a pessoa não seja esse ponto mais alto e que, durante a chuva, ela busque abrigos dentro de casa ou do carro. Também evitar fazer chamadas pelo celular e aparelhos fixos, pois o atingir do raio pode causar até surdez. Em hipótese alguma pode-se abrigar em baixo de árvores", aconselha.

0 comentários:

Postar um comentário