segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Descontração marca revisão para Enem no 1º dia de Aulão na Rede em RO

Professores se fantasiaram para chamar a atenção de alunos para as dicas para o Enem (Foto: Jheniffer Núbia / G1)Professores se fantasiaram para chamar a atenção de alunos para as dicas para o Enem (Foto: Jheniffer Núbia / G1)

Professores se fantasiaram para chamar a atenção de alunos para as dicas para o Enem (Foto: Jheniffer Núbia / G1)

As vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro, cerca de 1,1 mil alunos de 16 escolas de Porto Velho se reuniram para o primeiro dia do Aulão na Rede no Teatro Estadual Palácio das Artes, nesta segunda-feira(30). A revisão de 5 disciplinas foi marcada por descontração, tanto entre professores quanto alunos.

A ação é o resultado da parceria entre a Rede Amazônica e parceiros, como a Secretária de Educação de Rondônia (Seduc). Todo o Aulão na Rede teve transmissão ao vivo pelo G1.

Durante toda a tarde, professores deram dicas nos principais temas relacionados sobre linguagem, redação, física e natureza.

Antes de iniciar as aulas os alunos fse alongaram com ginática laboral (Foto: Jheniffer Núbia / G1)Antes de iniciar as aulas os alunos fse alongaram com ginática laboral (Foto: Jheniffer Núbia / G1)

Antes de iniciar as aulas os alunos fse alongaram com ginática laboral (Foto: Jheniffer Núbia / G1)

Além das dicas para o Enem, o professor de redação Nazareno ressalta que o Aulão na Rede aumenta a autoestima do aluno na hora de fazer o exame.

“Depois de um Aulão como esse, os alunos passam mais de 15 dias falando sobre isso em sala de aula. Ele se sente preparado para enfrentar essa fase, uma vez que ele pode recorrer pelo próprio celular o que foi ensinado aqui. É muito importante um evento desse, ainda mais às vésperas do Enem”, fala professor.

Mesmo após passar por uma cirurgia odontológica, a aluna da Escola Estadual de Ensino Médio Major Guapindaia, Stella Santos, não faltou ao Aulão. A adolescente de 16 anos quer tentar conquistar uma vaga no curso de medicina.

"Decidi vir para o Aulão na Rede porque quero passar em um dos cursos mais concorridos, que é medicina, não posso parar! Tenho que estudar e o Aulão facilita na hora de assimilar o conteúdo que tenho estudado", diz Stella.

Ao som de voz e violão Gustavo Bonfante animou os estudantes após o intervalos (Foto: Jheniffer Núbia / G1)Ao som de voz e violão Gustavo Bonfante animou os estudantes após o intervalos (Foto: Jheniffer Núbia / G1)

Ao som de voz e violão Gustavo Bonfante animou os estudantes após o intervalos (Foto: Jheniffer Núbia / G1)

Na volta do intervalo, os alunos ouviram uma apresentação na voz do cantor Gustavo Bonfonte, que embalou os estudantes nos hits de Pabllo Vittar, K.O, e Rihanna, com a música Diamonds.

Depois de percorrer mais de 80 quilômetros e uma hora de viagem, de Jaci-Paraná para capital, a estudante Leydiane Calvo, do Colégio Tiradentes, diz ter se surpreendido com o Aulão ao ver os professores de natureza entrarem fantasiados no palco.

" Valeu a pena vir para assistir a aula aqui no teatro, ainda mais com os professores de Biologia fantasiados, isso foi inusitado. Sei que tem atransmissão ao vivo, mas aqui a sensação é outra. Agora fica a questão de estudar um pouco mais para fazer o Enem pois quero passar para o curso de Arquitetura e Urbanismo", conta.

Secretário da Seduc, Waldo Alves, diz que energia dos alunos é muito boa (Foto: Jheniffer Núbia / G1)Secretário da Seduc, Waldo Alves, diz que energia dos alunos é muito boa (Foto: Jheniffer Núbia / G1)

Secretário da Seduc, Waldo Alves, diz que energia dos alunos é muito boa (Foto: Jheniffer Núbia / G1)

O representante da Seduc, Waldo Alves, comentou sobre a animação dos alunos com o Aulão na Rede e a estratégia de interação entre as escolas com o evento.

“O Aulão é a fixação de tudo o que eles já aprenderam, ou seja, algum detalhe ou alguma coisa que passou desapercebido. Nas aulas shows os professores interagem de outra forma que facilite o aprendizado desses alunos. Fora que também eles interagem com outros alunos de outras escolas e podem tirar a dúvida uns dos outros”, comenta o secretário.

Em Vilhena (RO), no Cone Sul, a Escola Estadual Alvares de Azevedo reuniu cinco turmas do último ano em duas salas de aula. Segundo a direção, aproximadamente 150 alunos compareceram ao Aulão.

Em Vilhena, Aulão na Rede acontece na Escola Estadual Álvares de Azevedo (Foto: Aline Lopes/G1)Em Vilhena, Aulão na Rede acontece na Escola Estadual Álvares de Azevedo (Foto: Aline Lopes/G1)

Em Vilhena, Aulão na Rede acontece na Escola Estadual Álvares de Azevedo (Foto: Aline Lopes/G1)

A estudante Bianca Oliveira Santos, de 17 anos, participou da preparação. Ela estuda para o Enem desde o início do ano, e é a segunda vez que vai prestar a prova.

“Eu não quero ir embora da cidade, por isso, vou optar por um curso da área de humanas que seja oferecido por alguma faculdade daqui. Vou esperar a nota sair, para fazer a opção”, disse.

Já o aluno Gustavo Barretos, de 18 anos, escolheu cursar direito e está bem confiante. Ele conta que tem bastante afinidade pelo campo jurídico, e que estuda em casa assistindo vídeo aula, como o passado pelo Aulão na Rede.

“Eles deram várias dicas importantes. Espero ir bem na prova”, declarou.

0 comentários:

Postar um comentário