segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Estudantes da UFU manifestam por regularidade no pagamento de bolsas e acesso a clube em Ituiutaba

Um grupo de alunos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no campus Ituiutaba, manifestam nesta segunda-feira (9) contra o atraso no pagamento de bolsas da assistência estudantil e contingenciamento nas universidades federais. Durante a mobilização, denominada “trancaço”, os estudantes ocuparam o Bloco C da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (Facip) e bloquearam o acesso do setor administrativo.

Os manifestantes também expõem faixas e cartazes com os dizeres “Se a bolsa atrasar, a Facip vai parar”. Entre as reivindicações, também está o fim do convênio com um clube da cidade destinado ao lazer e à prática esportiva dos universitários. Em nota publicada na página do Facebook, o Movimento Estudantil explicou que o ato ocorreu a partir das deliberações de uma assembleia na última sexta-feira (6).

O movimento declarou repúdio à perda dos direitos dos estudantes, especialmente aos alunos de baixa renda, a partir do atraso de quase duas semanas das bolsas e a falta de diálogo com a comunidade acadêmica acerca dos trâmites burocráticos.

O pró-reitor interino de Assuntos Estudantis, Hélder da Silveira, assegurou que o impasse quanto ao atraso das bolsas de assistência estudantil já está solucionado e os valores devem cair na conta dos beneficiários entre esta segunda e terça-feira (10). Quanto ao convênio com o clube, a situação foi regularizada nesta segunda-feira (9) e os alunos já podem voltar a ter acesso ao espaço.

“Nós tínhamos um contrato com esse clube, cuja vigência venceu em setembro. Nós pedimos a renovação, mas ela passa por uma série de análises internas e acontece que esses trâmites estavam demorando muito. Então, recorremos à Fundação de Apoio Universitário (FAU), que já tinha um contrato, e foi mais rápido”, disse o pró-reitor.

O convênio celebrado por meio da FAU tem validade até o fim de 2017, quando os trâmites internos da UFU para a renovação do contrato serão finalizados, abrangendo o próximo ano.

Silveira reforçou ainda que a pró-reitoria mantém os canais abertos para diálogo direto com os estudantes, seja via e-mail, telefones, redes sociais, com os secretários e diretores, além do próprio pró-reitor.

0 comentários:

Postar um comentário