
Moradores protestam contra poeira que sai de carregamento da vale em São Luís
Moradores de várias comunidades da região da Vila Maranhão em São Luís, fizeram um protesto nesta sexta-feira (6) contra o volume de gases poluentes emitidos pela mineradora Vale. Segundo os manifestantes produtos como poeira do carvão e enxofre estariam trazendo problemas à saúde de diversos moradores.
Os manifestantes se concentraram em frente ao terminal de cargas da Vale e bloquearam as duas faixas da BR-135 que fica entre o Porto do Itaqui e o município de Pedrinhas. Vestidos de preto, usando mascaras e com ajuda de cartazes, os moradores pediam a solução do problema, que já atinge várias comunidades e vem prejudicando a saúde e o bem-estar da população.
Vestidos de preto e usando máscaras eles pediam solução do problema. (Foto: Reprodução/TV Mirante)
De acordo com os moradores a Vale chegou a colocar uma tela de proteção para impedir a passagem dos gases que não estaria fazendo efeito, já que a transmissão dos gases pode ser feita pelo ar. “O carvão contem gases tóxicos como todos nós sabemos, dentre eles o que mais tem prejudicado nossa comunidade é o enxofre”, explica Nilson Santos, técnico de enfermagem e morador da região.
Moradores protestaram em frente ao terminal de cargas da Vale em São Luís. (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Após 1h30 de protesto, os moradores foram liberando o trecho e permitindo que alguns carros pudessem passar pelo local. Em seguida, representantes das comunidades foram chamados para uma conversa e acertar possíveis soluções para o problema.
A mineradora Vale informou que já tomou previdências e teria retirado todo o carvão mineral que estava acondicionado dentro do terminal de cargas. Segundo a companhia o serviço teria sido realizado na segunda-feira (2). A Vale ainda disse que a operação de transporte de carvão no terminal está licenciada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e atende os parâmetros recomendados.
Moradores alegam que gases emitidos pela mineradora Vale estariam trazendo problemas de saúde. (Foto: Reprodução/TV Mirante)
0 comentários:
Postar um comentário