sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Divinópolis registra baixa procura por vacina contra HPV, diz Prefeitura

Dose da vacina contra HPV é disponibilizada nas salas de vacinação da reme municipal de saúde. (Foto: Ascom Sespa)Dose da vacina contra HPV é disponibilizada nas salas de vacinação da reme municipal de saúde. (Foto: Ascom Sespa)

Dose da vacina contra HPV é disponibilizada nas salas de vacinação da reme municipal de saúde. (Foto: Ascom Sespa)

Cerca de 21% de crianças e adolescentes do sexo feminino, de 9 a 14 anos, e do sexo masculino, de 11 a 14 anos, receberam doses da vacina de papilomavírus humano (HPV) nos primeiros onze meses deste ano em Divinópolis. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (1º) pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

A estimativa populacional do Ministério da Saúde para se vacinar contra HPV na cidade é de, aproximadamente, 16.775 crianças, que devem receber, obrigatoriamente, duas aplicações, um total de 33.550 doses. Porém, foram aplicadas apenas 7.131, ou seja, apenas 21,25% do total. Os indivíduos que tomaram apenas a primeira dose são considerados ‘descobertos’ pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a responsável pela Central de Imunização, Raquel Silva Assunção, as doses ficam disponíveis durante todo ano nas 34 salas de vacinas da rede municipal de saúde. “Um dos motivos para a baixa procura é a falta de adesão dos próprios pais que possivelmente não compreendem que tal vacina previne seus filhos contra o câncer de colo do útero e o de pênis”.

A vacinação é destinada a meninos de 11 a 14 anos, meninas de 9 a 14 anos, homens e mulheres de 9 a 26 anos com HIV/Aids. É também destinada a transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea ou pacientes oncológicos dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

0 comentários:

Postar um comentário