Fortaleza registrou em 2016 mais de 27 mil acidentes, uma média de 75 mil por dia, a maioria deles ocorreu às sextas-feiras à noite, entre 18h e 19h. De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), os sinistros são mais comuns nesse horário e nesse dia da semana muitas pessoas se apressam para sair do trabalho para o "happy hour".
Já os acidentes com maior severidade ocorrem na manhã de domingo, quando é comum motoristas saírem de locais de festas sob efeito de bebidas alcoólicas.
Outro fator que influencia no aumento dos acidentes em Fortaleza é o crescimento da frota de veículos automotores na capital cearense, que passou de 1 milhão no início deste ano.
"A AMC registra sempre de quinta a domingo acidentes de maior severidade, maior gravidade, choque com obstáculos físicos, como poste, canteiro central. Isso deve a uma maior frota e também por essa associação álcool-direção", afirma o diretor da AMC Disrali Brasil.
Velocida influencia nos acidentes
Os dados dos acidentes em Fortaleza foram divulgados no Relatório Anual de Segurança Viária, divulgado pela Prefeitura de Fortaleza. O estudo mostra também que o excesso de velocidade é o principal fator entre as causas que influenciam na ocorrência de acidentes de trânsito em Fortaleza. Conforme a pesquisa, um terço dos 27.492 acidentes ocorridos na capital cearense em 2016 teve a velocidade como causa do sinistro.
O ranking dos acidentes mostra também, como fatores, o desenho da urbanização (27%), conversão sem dar a preferência (20,6%) e condução sem habilitação (15,9%). Juntos, esses fatores foram causas de quase todos (96,8%) os acidentes ocorridos em 2016 em Fortaleza.
Acidentes em Fortaleza em 2016
- 27.492 foi o total de acidentes em Fortaleza em 2016
- 14.873 acidentes com vítimas feridas
- 12.345 acidentes com somente danos materiais
- 274 acidentes com vítimas fatais
- R$ 730,9 milhões foram gastos em decorrência dos acidentes
Motociclistas são principais vítimas
Mais da metade das vítimas fatais de acidente em Fortaleza em 2016 foram motociclistas. Os motociclistas também são os que mais se envolvem em atropelamentos. Conforme o estudo, 43% das colisões entre veículos e pessoas tiveram motos envolvidas. Os motoristas de automóveis causaram 39,4% dos acidentes; e os ônibus, 7,3%.
0 comentários:
Postar um comentário