sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Noite de sexta é horário em que acidentes de trânsito são mais comuns em Fortaleza

Acidentes em Fortaleza são mais comuns na sexta; entenda o motivo

Acidentes em Fortaleza são mais comuns na sexta; entenda o motivo

Fortaleza registrou em 2016 mais de 27 mil acidentes, uma média de 75 mil por dia, a maioria deles ocorreu às sextas-feiras à noite, entre 18h e 19h. De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), os sinistros são mais comuns nesse horário e nesse dia da semana muitas pessoas se apressam para sair do trabalho para o "happy hour".

Já os acidentes com maior severidade ocorrem na manhã de domingo, quando é comum motoristas saírem de locais de festas sob efeito de bebidas alcoólicas.

Outro fator que influencia no aumento dos acidentes em Fortaleza é o crescimento da frota de veículos automotores na capital cearense, que passou de 1 milhão no início deste ano.

"A AMC registra sempre de quinta a domingo acidentes de maior severidade, maior gravidade, choque com obstáculos físicos, como poste, canteiro central. Isso deve a uma maior frota e também por essa associação álcool-direção", afirma o diretor da AMC Disrali Brasil.

Velocida influencia nos acidentes

Fatores que influenciam ocorrência de acidentes
Com base nos 27 mil acidentes ocorridos em Fortaleza em 2016
Fonte: Relatório de Segurança Viária de Fortaleza

Os dados dos acidentes em Fortaleza foram divulgados no Relatório Anual de Segurança Viária, divulgado pela Prefeitura de Fortaleza. O estudo mostra também que o excesso de velocidade é o principal fator entre as causas que influenciam na ocorrência de acidentes de trânsito em Fortaleza. Conforme a pesquisa, um terço dos 27.492 acidentes ocorridos na capital cearense em 2016 teve a velocidade como causa do sinistro.

O ranking dos acidentes mostra também, como fatores, o desenho da urbanização (27%), conversão sem dar a preferência (20,6%) e condução sem habilitação (15,9%). Juntos, esses fatores foram causas de quase todos (96,8%) os acidentes ocorridos em 2016 em Fortaleza.

Acidentes em Fortaleza em 2016

  • 27.492 foi o total de acidentes em Fortaleza em 2016
  • 14.873 acidentes com vítimas feridas
  • 12.345 acidentes com somente danos materiais
  • 274 acidentes com vítimas fatais
  • R$ 730,9 milhões foram gastos em decorrência dos acidentes

Motociclistas são principais vítimas

Vítimas de acidentes em Fortaleza por tipo de veículo utilizado
Fonte: Relatório de Segurança Viária

Mais da metade das vítimas fatais de acidente em Fortaleza em 2016 foram motociclistas. Os motociclistas também são os que mais se envolvem em atropelamentos. Conforme o estudo, 43% das colisões entre veículos e pessoas tiveram motos envolvidas. Os motoristas de automóveis causaram 39,4% dos acidentes; e os ônibus, 7,3%.

0 comentários:

Postar um comentário