Os coletivos Agrupamento Cynétiko, de São Paulo, e Frêmito Teatro, de Macapá, se reúnem para a realização de um intercâmbio criativo do "Projeto Lugar da Chuva", que atualmente está no período de residência artística no Amapá. As apresentações na capital acontecem nesta segunda-fera (11) e seguem até terça-feira (12), no CEU das Artes, na Zona Norte, e na Universidade Federal do Amapá (Unifap), na Zona Sul, ambos às 19h30.
A ideia é apresentar ao público representações dos estereótipos que se reproduzem de modo pejorativo sobre a Amazônia pelo mundo, e também pelo Brasil afora. A imagem do paraíso primitivo e exótico cederá espaço para a realidade social do Amapá.
"Apesar das atenções do planeta se voltarem para a preservação da floresta como elemento vital para o ecossistema, a Amazônia ainda é vista como um lugar sem história, suspenso no tempo e espaço, o que torna invisível todo o seu processo de ocupação territorial, do Brasil colônia até os dias de hoje", enfatiza Raphael Brito, ator do Coletivo Frêmito Teatro.
O processo envolve profissionais das áreas de audiovisual, literatura, atuação, artes plásticas, além da encenação, assinada por Otávio Oscar, diretor amapaense que vive em São Paulo e foi responsável pela concepção do projeto.
As apresentações serão seguidas de bate-papo com o público, em que poderão ser compartilhadas as impressões sobre o que foi visto. A entrada é gratuita e aberta para todos os públicos.
Projeto Lugar da Chuva
Datas: 11 e 12 de dezembro
Hora: 18h30
Locais: CEU das Artes, no dia 11; Unifap (prédio da PROEAC), no dia 12
Entrada: gratuita
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário