sábado, 16 de dezembro de 2017

Turma de ex-alunas se reencontra e lembra dos tempos de escola 50 anos após formatura no Ceará

Turma de alunas se reencontrou na antiga escola em Aracati, no Ceará (Foto: Arquivo Pessoal/Áurea Castro)Turma de alunas se reencontrou na antiga escola em Aracati, no Ceará (Foto: Arquivo Pessoal/Áurea Castro)

Turma de alunas se reencontrou na antiga escola em Aracati, no Ceará (Foto: Arquivo Pessoal/Áurea Castro)

Uma turma de alunas que não se via desde a conclusão dos estudos, em 1967, decidiu se reencontrar após 50 anos da formatura em uma escola na cidade de Aracati, a 150 quilômetros de Fortaleza. Hoje já senhoras, com filhos, maridos e até netos, as colegas dos tempos de escola normal se reuniram e puderam matar a saudade durante uma confraternização no último sábado (9), exatamente cinco décadas após o fim dos estudos. Elas contaram que a turma era muito unida e mantinha uma “relação de família”.

O reencontro foi organizado pelas próprias ex-alunas da antiga Escola Normal e Ginásio São José, através de telefonemas e grupos no aplicativo de mensagens WhatsApp. Dezenove alunas da turma concluíram o magistério, mas somente 17 compareceram ao reencontro, pois duas delas já morreram. Elas contam que o encontro foi marcado por muita emoção e lembranças da época em que dividiam a mesma sala de aula.

Alunas usaram fardas semelhantes às da época (Foto: Arquivo Pessoal/Áurea Castro)Alunas usaram fardas semelhantes às da época (Foto: Arquivo Pessoal/Áurea Castro)

Alunas usaram fardas semelhantes às da época (Foto: Arquivo Pessoal/Áurea Castro)

"Há muito tempo a gente não se via. Então, resolvemos que seria uma maravilha a gente se reencontrar após exatamente 50 anos. Nós organizamos tudo e tentamos descobrir os telefones do pessoal, que tava espalhado pelo Brasil. Mas conseguimos juntar as amigas e fazer esse reencontro", comentou a ex-aluna Jocília Monteiro

Durante o evento, as alunas visitaram as instalações do antigo colégio e registraram o momento em uma sessão de fotos com fardas semelhantes as que eram usadas. Um dos momentos mais emocionantes foi a visita à capela da instituição.

Boas lembranças

A dona de casa Áurea Maria Nogueira de Castro, de 68 anos, conta que lembrou de muitos momentos dos tempos de escola, como os professores mais rígidos e as fardas usadas na época, quando tinha 18 anos. Ela fez um discurso emocionada sobre a saudade das amigas.

"Foram muitas lembranças que vieram à tona. Foi um momento de refazer os laços que ficaram no passado e construir novas lembranças, como uma colcha de retalhos. As lembranças do colégio desencadeiam muitas outras coisas", contou Áurea Castro ainda emocionada.

"Lembro do sacrifício de algumas colegas que moravam um pouco mais distante e iam de carroça para as aulas. Lembramos de alguns professores, diretores do colégio. São muitas lembranças", completou a ex-aluna.

Hoje com quatro filhos e três netos, Áurea Maria conta que a turma permaneceu 'unida' mesmo ficando 50 anos sem se encontrar. "Posso dizer que a essência ficou mesmo após muitos anos. Foi bom esse reencontro, pois nada supera o abraço de casa uma".

Novo encontro

As alunas planejam repetir o reencontro já no próximo ano, sem precisar muito tempo para se ver novamente. Para manterem a amizade ao longo da vida, a turma espera se ver novamente pelo menos duas vezes por ano.

"Quemos dar continuidade nesse reencontro, pelo menos duas vezes por ano. O intuito é apertar mais esses laços que ficaram no passado, mas que sempre estão presentes em nosso pensamento", contou Áurea.

Turma de 1967 se reencontrou após 50 anos (Foto: Arquivo Pessoal/Áurea Castro)Turma de 1967 se reencontrou após 50 anos (Foto: Arquivo Pessoal/Áurea Castro)

Turma de 1967 se reencontrou após 50 anos (Foto: Arquivo Pessoal/Áurea Castro)

Famílias das ex-alunas compareceram no reencontro (Foto: Arquivo Pessoal/Áurea Castro)Famílias das ex-alunas compareceram no reencontro (Foto: Arquivo Pessoal/Áurea Castro)

Famílias das ex-alunas compareceram no reencontro (Foto: Arquivo Pessoal/Áurea Castro)

0 comentários:

Postar um comentário