quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

UFJF analisa 36 pedidos de recursos sobre as provas do Pism

UFJF recebeu 36 pedidos de recursos sobre as provas do Pism (Foto: Reprodução/TV Integração)UFJF recebeu 36 pedidos de recursos sobre as provas do Pism (Foto: Reprodução/TV Integração)

UFJF recebeu 36 pedidos de recursos sobre as provas do Pism (Foto: Reprodução/TV Integração)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu 36 processos de recurso para provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Os pedidos foram protocolados pelos estudantes na segunda-feira (11).

De acordo com a Comissão Permanente de Seleção (Copese), os recursos são referentes às formulações das questões e aos gabaritos de cada prova objetiva. O resultado de cada pedido sai em até 72 horas.

Este ano, quase 30 mil candidatos se inscreveram para as provas do Pism e 7,85% deles não compareceram aos locais de exame em Juiz de Fora (MG), Governador Valadares (MG), Muriaé (MG) e Volta Redonda (RJ).

Os gabaritos das questões objetivas já foram disponibilizados e o dos exames discursivos será divulgado em janeiro.

As notas das provas do módulo III serão disponibilizadas no dia 1º de fevereiro de 2018, a partir das 15h. O resultado final do último módulo será divulgado no dia 8 de fevereiro de 2018. As notas dos módulos I e II podem ser acessadas online a partir do dia 8 de março de 2018. O resultado final sai no dia 15 de março, também a partir das 15h.

No primeiro dia, os participantes dos dois primeiros módulos fizeram prova objetiva e discursiva de língua portuguesa, química, matemática e geografia, sendo cinco questões objetivas e duas discursivas para cada conteúdo. Já no segundo dia, os exames objetivos e discursivos cobraram literaturas, biologia, física e história, com cinco questões objetivas e duas discursivas para cada.

Os candidatos do módulo III fizeram, no primeiro dia, prova objetiva de língua portuguesa, literaturas, biologia e matemática e provas discursivas de acordo com a área de conhecimento correspondente ao curso escolhido. No segundo dia, os participantes realizaram prova objetiva de física, química, geografia e história e discursiva de acordo com sua área de opção de curso.

Ao todo, são 2.323 vagas distribuídas entre os campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, em 72 cursos diferentes, disputadas pelos 5.996 candidatos do módulo III. O módulo I do programa recebeu o maior número de inscritos, 14.355, enquanto o módulo II, 9.245. As vagas correspondem a 50% do total oferecido pela UFJF; a outra metade é destinada às inscrições por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O sistema de cotas também foi modificado. Do total de vagas, pelo menos 50% devem ser destinadas a candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

0 comentários:

Postar um comentário