domingo, 31 de dezembro de 2017

Uva, romã e lentilha movimentam comércio e simpatias de Ano Novo em Uberlândia

Sementes de romã atraem prosperidade, fartura e fertilidade, segundo a cultura popular (Foto: Fred Banionis/VC no G1)Sementes de romã atraem prosperidade, fartura e fertilidade, segundo a cultura popular (Foto: Fred Banionis/VC no G1)

Sementes de romã atraem prosperidade, fartura e fertilidade, segundo a cultura popular (Foto: Fred Banionis/VC no G1)

Com a chegada do Ano Novo, os comerciantes de Uberlândia reforçaram os estoques de frutas e grãos mais usados nos rituais para trazer sorte. Uva, romã, maçã verde e lentilha são os alimentos mais procurados tanto para decorar a mesa quanto nas simpatias.

O dono de um sacolão no Bairro Santo Mônica conta que, na última semana do ano, a procura pelas frutas aumentou.

"Trabalho com sacolão há 20 anos e sempre vejo pessoas vindo até o estabelecimento nesta época do ano para comprar as frutas e fazer as simpatias. Uns colocam as sementes dentro da carteira, do guarda-roupa ou até mesmo jogam para trás enquanto fazem a contagem regressiva", disse ele.

O casal Anilda e Claudino Merlin disse ao G1 que sempre come 12 uvas, uma para mês do ano.

"A cada uva que comemos, fazemos um pedido para o mês referente. Na nossa festa de Ano Novo, não pode faltar", garantem.
Casal de Uberlândia faz simpatia para trazer sorte no ano de 2018 (Foto: Bruna Merlin/G1)Casal de Uberlândia faz simpatia para trazer sorte no ano de 2018 (Foto: Bruna Merlin/G1)

Casal de Uberlândia faz simpatia para trazer sorte no ano de 2018 (Foto: Bruna Merlin/G1)

Já a analista Ana Célia Floriano da Silva disse que em todo réveillon ela utiliza as sementes para multiplicar o dinheiro.

"Como sete sementes de uva e sete de romã. Depois as coloco dentro da minha carteira e deixo lá durante o ano inteiro", revela.

A bancária Lorena Menezes opta por depositar sua superstição na lentilha.

"Em toda festa de fim de ano na minha casa não pode faltar a lentilha. Sempre cozinho, como se fosse feijão, e é a primeira coisa que como, quando dá a meia-noite do dia 1º. Além disso, faço a minha família inteira provar, para que a sorte seja maior ainda", explica Lorena.

Romã – A fruta é associada à prosperidade, fartura e fertilidade. Na simpatia mais popular, é preciso segurar sete sementes entre os dentes enquanto a contagem regressiva é feita. Depois disso, as sementes devem ser secas para serem guardadas na carteira durante todo o ano seguinte.

Maçã verde - Essa fruta representa s purificação e tira o mal olhado. Algumas pessoas dizem que a melhor simpatia é comer a maçã e, logo em seguida, guardar o caroço pelo resto do ano em algum lugar da casa onde ninguém mexa, como um armário ou pote.

Uva – Ela faz referência à boa sorte. Sendo assim, os supersticiosos ingerem 12 uvas- uma para cada mês. Outras pessoas optam por outras quantidades da fruta, como, por exemplo, o correspondente ao número da sorte.

Lentilha – A lentilha é comparada a moedas, por isso dizem que é necessário comer um prato cheio quando o relógio marcar meia-noite do dia 1º de janeiro.

0 comentários:

Postar um comentário