quinta-feira, 1 de março de 2018

Mais da metade das hospedagens de São Luís estão irregulares

Mais da metade de meios de hospedagem de São Luís estão irregulares

Mais da metade de meios de hospedagem de São Luís estão irregulares

Hotéis, albergues, pousadas e resorts em São Luís serão fiscalizados na operação "Verão Legal". Representantes do Ministério do Turismo estão na capital para notificar quem não estiver formalizado no cadastro do governo federal. A operação já passou por 10 capitais e deve percorrer todo o Brasil até abril.

Segundo o secretário adjunto de turismo do estado, Hugo Veiga, para quem está com tudo certo, o ideal é colocar o certificado à vista dos hóspedes, inclusive nos canais de comunicação que o estabelecimento tem. Ele acrescenta que é uma maneira de facilitar também a contratação de serviços. “O dono de hotel que quiser renovar o seu enxoval só pode conseguir financiamento se tiver em dia no Cadastur e é um reforço para formalização de novos negócios na área de turismo”

O cadastro no Ministério do Turismo é obrigatório por lei, mas só aproximadamente 37% dos meios de hospedagens de São Luís estão regulares.

São Luís possui 68 meios de hospedagens, o que inclui hotéis, pousadas, albergues, resorts. No total, 43 estão irregulares, segundo o levantamento da equipe de fiscalização do governo federal. Estes vão ter 30 dias para obter o certificado, caso contrário podem ser multados.

Também são obrigados a ter o cadastro os acampamentos turísticos, agências de turismo, guias de turismo, parques temáticos, organizadoras de eventos e transportadoras turísticas.

A coordenadora de Fiscalização do Ministério do Turismo, Larissa Peixoto, diz que o dono de estabelecimento que não se regularizar pode ser autuado e poderá sofrer até penalidades como multas. “Não ter este cadastro significa estar ilegal perante a lei. Caso o estabelecimento insista na irregularidade ele pode ser autuado e aí as penalidades, a aplicação das penalidades são diversas. Vai desde a advertência, multa que chega até a R$ 854 mil e até a interdição do local”, finalizou.

São Luís possui 68 meios de hospedagens, o que inclui hotéis, pousadas, albergues, resorts (Foto: Reprodução/TV Mirante)São Luís possui 68 meios de hospedagens, o que inclui hotéis, pousadas, albergues, resorts (Foto: Reprodução/TV Mirante)

São Luís possui 68 meios de hospedagens, o que inclui hotéis, pousadas, albergues, resorts (Foto: Reprodução/TV Mirante)

0 comentários:

Postar um comentário