segunda-feira, 5 de março de 2018

No AP, mostra quer contar a história do Brasil e do mundo através de moedas

Exposição acontece no dia 15 de março. Cerca de 2 mil peças serão expostas no evento (Foto: Carlos Alberto Jr/G1)Exposição acontece no dia 15 de março. Cerca de 2 mil peças serão expostas no evento (Foto: Carlos Alberto Jr/G1)

Exposição acontece no dia 15 de março. Cerca de 2 mil peças serão expostas no evento (Foto: Carlos Alberto Jr/G1)

Contar a história do Brasil e do mundo através da moeda e das relações humanas pelo câmbio é o objetivo da 1ª Exposição Numismática do Amapá. A mostra vai acontecer no dia 15 de março, durante todo o dia, no Instituto Nacional de Perícias e Ciências Forenses (Infor), na Zona Central de Macapá.

Com exemplares de moedas e cédulas do mundo todo, ainda em circulação ou que já deixaram de circular, a exposição buscará organização e acessibilidade para que, a narrativa histórica se alie com a beleza do material exposto.

Pablo Francez, colecionador e organizador do evento, explica que a exposição quer dar ênfase ao verdadeiro valor das moedas.

“A gente percebe que um objeto tão corriqueiro e desejado é tão importante para nós. Mais do que somente o valor financeiro que as peças possam ter, o peso histórico é muito maior”, frisou.

A mostra vai contar com peças curiosas, como as primeiras moedas cunhadas, pequenas e disformes, aém das usadas na Alemanha Nazista e as orinárias do Iraque, marcadas com o rosto de Saddam Hussein.

Ao todo, mais de 2 mil moedas e cédulas irão compor a mostra, que foi iniciativa de um grupo fechado e que decidiu reunir e expor suas coleções.

"Nunca houve uma mostra assim no Amapá e tínhamos material suficiente para isso, então estamos, pela primeira vez, expondo nossas coleções para apreciação de toda a população", finaliza Francez.

1ª Exposição Numismática do Amapá
Data: 15 de março
Local: Infor (na Av. Mendonça Furtado, 2278, Santa Rita)
Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h
Entrada: Franca

Colecionadores juntam acervos para exposição inédita em Macapá (Foto: Carlos Alberto Jr/G1)Colecionadores juntam acervos para exposição inédita em Macapá (Foto: Carlos Alberto Jr/G1)

Colecionadores juntam acervos para exposição inédita em Macapá (Foto: Carlos Alberto Jr/G1)

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

0 comentários:

Postar um comentário