Sites que prometem facilidade no empréstimo de valores, com liberação rápida do dinheiro, estão sendo utilizados por golpistas para ter acesso a dados pessoais e arrancar dinheiro das vítimas, em Porto velho. O alerta foi feito nestasemana pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor em Rondônia (Procon-RO).
Segundo o órgão, só em 2017 foram registrados 276 casos de golpes na capital. No ano anterior, foram 150 casos.
Segundo Jadson Fernandes, conciliador e gerente do Procon em Porto Velho, as facilidades oferecidas pelos sites, para empréstimo rápido e sem burocracia, atraem pessoas que estão com o nome negativado ou que, por algum outro motivo, não têm acesso às financeiras.
Jadson Fernandes explica que a crise econômica é um dos principais fatores que levam algumas pessoas a procurarem esse tipo de serviço. “Quando opta pelo empréstimo, através de sites, a pessoa se torna uma vítima em potencial”, explica.
Segundo o gerente do Procon, nem todos os sites são fraudulentos, então, para garantir que não vai cair em um golpe, o usuário deve tomar cuidados simples, como verificar a segurança do site, ver se a empresa tem CNPJ e conferir o que falam da empresa nos fóruns e sites de busca.
“Os relatos mais comuns é que os estelionatários sempre pedem uma espécie de entrada, em uma conta-corrente em nome de pessoa física, o que jamais acontece em uma empresa séria”, acentua Jadson Fernandes.
0 comentários:
Postar um comentário