A Secretaria de Estado da Saúde (SES) descartou um possível surto de meningite em São Luís. Por meio de nota, a SES confirmou a morte pela doença em dois casos registrados esta semana na capital, mas afirma que eles não possuem nenhum tipo de ligação.
De acordo com a SES, a confirmação dos dois casos foi feita pela equipe médica dos hospitais onde as vítimas estavam internadas, através de exames clínicos que foram compatíveis com os sintomas da doença. A secretaria informou que as famílias e demais pessoas que tiveram contato com os jovens foram avaliados e receberam a medicação para a quimioprofilaxia, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde.
Na última terça-feira (27), o estudante Lucas Gabriel Martins, de 21 anos, morreu com suspeita de meningite após passar mal. Ele chegou a ser socorrido e internado em um hospital particular da capital, mas não resistiu e faleceu. De acordo com amigos da vítima, durante todo o dia o jovem sentiu fortes dores de cabeça, vômito e torcicolo.
Também esta semana, outro suposto caso da doença foi registrado na capital. A adolescente Deborah Sales, de 17 anos, morreu após passar mal com sintomas semelhantes aos da meningite. A jovem chegou a ser internada na Unidade Mista do bairro Bequimão, em São Luís, mas acabou falecendo. Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) informou que o caso se trata somente de uma suspeita e que os procedimentos para a investigação foram tomadas e se morte pela doença for confirmada, o laudo será divulgado.
A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, geralmente causada por uma infecção, normalmente viral. Mas a doença também pode ser causada por bactérias ou fungos. Existem vacinas para a prevenção de algumas formas da meningite.
Os sintomas incluem dor de cabeça, febre e torcicolo. Dependendo da causa, a meningite pode melhorar com o tempo, com tratamento a base de antibióticos, ou ser fatal.
Devem ficar atentas as pessoas que apresentarem os seguintes sintomas:
- Dores locais: costas, nos músculos ou pescoço;
- No corpo: calafrios, fadiga, febre, letargia, mal-estar, perda de apetite ou tremor;
- No aparelho gastrointestinal: náusea ou vômito;
- Na pele: erupções avermelhadas ou manchas vermelhas;
Também é comum o enfermo ter alimentação insuficiente, confusão mental, sensibilidade a barulhos altos, irritabilidade, meningismo, respiração acelerada, sonolência ou taquicardia.
Confira na íntegra a nota da Secretaria de Estado da Saúde (SES):
"A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que a Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças descarta a existência de um surto de meningite no município de São Luís.
Houve a confirmação da doença, com evolução para óbito, em dois casos, nos dias 27 de fevereiro e 3 de março deste ano, sem qualquer tipo de vínculo entre si. A confirmação dos dois casos foi feita pela equipe médica dos hospitais (confirmação clínica compatível ), com base nos critérios de definição de casos suspeitos com presença de petéquias (meningococcemia).
A SES esclarece que os hospitais, pertencentes à rede privada da saúde, não informaram os casos ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO), o que impossibilitou a confirmação via exame laboratorial.
A Secretaria reforça que as famílias e demais pessoas que tiveram contato com as vítimas foram avaliadas e receberam a medicação para a quimioprofilaxia, seguindo Protocolo do Ministério da Saúde.
Por fim, a SES informa que mantém contato constante com as Coordenações de Vigilância Epidemiológica dos Municípios e Unidades Regionais de Saúde para o acompanhamento de registro de casos de doenças transmissíveis, estando atenta às notificações, apoiando e executando ações de prevenção e controle, como neste caso, atuando junto com a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís."
Confira na íntegra a nota da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS):
"A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que os casos são suspeitos e, portanto, não confirmados. Mesmo assim foram tomadas todas as medidas necessárias para investigação, e realizada a quimioprofilaxia indicada. A Semus esclarece que a confirmação ou não de meningite só acontecerá após o resultado dos exames."
0 comentários:
Postar um comentário