segunda-feira, 5 de março de 2018

Sesc oferece exames gratuitos de mamografia durante semana da mulher

Sesc oferece exames gratuitos de mamografia durante semana da mulher

Sesc oferece exames gratuitos de mamografia durante semana da mulher

O Sesc Ilhotas vai ofertar serviços de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos nesta semana. Os agendamentos serão realizados na terça-feira (6) e quarta-feira (7) e os exames serão realizados na quinta-feira (8), Dia da Mulher.

A técnica em saúde do SESC, Ticiane Santana, explica que o público alvo para a realização do exame são mulheres que tenham entre 50 e 69 anos e mulheres que estejam com mais de 12 meses sem realizar a mamografia.

Exames de mamografia vão ser feitos com agendamento durante esta semana em Teresina (Foto: Divulgação/Sesacre)Exames de mamografia vão ser feitos com agendamento durante esta semana em Teresina (Foto: Divulgação/Sesacre)

Exames de mamografia vão ser feitos com agendamento durante esta semana em Teresina (Foto: Divulgação/Sesacre)

Ticiane explica ser importante a realização do procedimento porque reduz o risco de câncer de mama. "O Ministério da Saúde recomenda a realização de exames em mulheres desta faixa etária porque são as que têm mais possibilidade para desenvolver a doença. O risco de ter a doença diminui antes dos 50 anos e depois dos 69 anos, de acordo com pesquisas. Não que não seja recomendado mulheres com idade inferior fazerem o exame, até podem, mas aqui vamos fazer somente dentro desta faixa etária porque trabalhamos com rastreamento e nos outros casos recomendamos procurar o serviço de saúde pública", explicou.

A técnica em saúde esclarece às pacientes que há muitos mitos sobre o procedimento e por isso elas não devem deixar de fazer o exame por conta de relatos que não foram comprovados cientificamente.

"A gente pede às mulheres que não deixem de fazer o exame por conta de conversas de que o 'peito vai cair', de que procedimento dói, realmente há um incômodo, mas não é nada que seja muito dolorido", orientou a técnica de saúde.

Ticiane Santana também disse que há uma técnica que possibilita menos incômodo e esclarece que o exame é realizado de forma rápida, demora em média 15 minutos e não há orientação para uso de medicamentos após o procedimento.

0 comentários:

Postar um comentário