quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Mãe e filhas vítimas de deslizamento de terra são sepultadas em Manaus

Sepultamento aconteceu no cemitério do bairro Tarumã, zona oeste de Manaus (Foto: Ísis Capistrano/ G1 AM)Sepultamento aconteceu no cemitério do bairro Tarumã, zona oeste de Manaus (Foto: Ísis Capistrano/ G1 AM)

Maria Protásio, de 42 anos foi sepultada, nesta quarta-feira (28), ao lado das filhas Samila, Samiele e Samile Castro de 8, 10 e 14 anos, respectivamente. As quatro morreram após a casa onde moravam ser destruída em um deslizameto de terra, que ocorreu durante a forte chuva que atingiu Manaus na terça-feira (27).

saiba mais

O enterro no cemitério do Tarumã, zona oeste da capital, iniciou às 16h. A mulher e as filhas estavam em casa, situada no bairro Nova Vitória, na Zona Leste quando uma avalanche de terra as deixou soterradas. Outros dois filhos da mulher, Sabrina Protásio, de 17 anos, e Samir Castro, de 13, conseguiram escapar com vida.

Familiares e vizinhos foram até o local para se despedir das vítimas. A atmosfera foi de comoção e incredulidade em frente à tragédia. "Quatro pessoas de uma vez só é muito triste, ninguém imagina", disse uma pessoa que preferiu não ser identificada na reportagem.

Parentes da vítima chegaram a passar mal durante o sepultamento. A família chegou a relatar ao G1 que não imaginava que o local era perigoso. A irmã de Maria e tia das meninas, Rosalete da Costa, de 53, disse que a família ainda está sem acreditar no ocorrido.

"Ela morava longe do barranco. Os vizinhos comentaram que deu um vento forte que trouxe uns pés de árvore de outro canto e a terra que acabou em cima da casa dela", relatou.

As irmãs Samiele (esquerda) e Samile (direita) morreram no desabamento de terra (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)As irmãs Samiele (esquerda) e Samile (direita) morreram no desabamento de terra (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)

A irmã informou que a família está recebendo apoio da comunidade, parentes e órgãos públicos. "Descobrimos quem era amigo de verdade. Os vizinhos ajudaram no resgate antes dos Bombeiros e Defesa Civil. Mas já tivemos ajuda da Prefeitura e Defesa Civil, está tudo encaminhado", contou.

De acordo com Rosalete, Maria do Rosário deixa quatro filhos. Dois deles, Sabrina Protásio, 17, e Samir Castro, 13, estavam no local e conseguiram escapar. "Eles estão bem, porém traumatizados", completou.

Deslizamentos de terra deixam mortos em Manaus durante chuva (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)Deslizamentos de terra deixam mortos em Manaus durante chuva (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)

'Em choque'
O pedreiro Samir Menezes, de 40 anos, lamentou a morte das três filhas e esposa e disse que não imaginava que o local onde eles mantinham residência fica há dez anos era arriscado. "Já tinha alagado outras vezes próximo da minha casa, mas não pensava que iria afetar minha casa. Não imaginava que ali era perigoso. Se soubesse não iria colocar minha família em risco", desabafou o pedreiro ao G1.

O pedreiro relatou que não estava chovendo quando saiu de casa mais cedo para trabalhar, mas ao retornar foi informado de que havia perdido a esposa e as filhas. Durante toda a manhã, amigos e familiares prestam as últimas homenagens às vítimas no velório realizado no bairro Compensa 3, Zona Oeste da capital.

Área onde casa desabou matando quatro pessoas (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)Área onde casa desabou matando quatro pessoas (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)

0 comentários:

Postar um comentário