O prefeito eleito de Porto Velho, Dr Hildon Chaves (PSDB), o vice-prefeito Edgar do Boi (PSDC) e os 21 vereadores escolhidos por voto popular para o mandato de 2017 a 2020 tomaram posse neste domingo (1°) em uma faculdade da capital. Durante a cerimônia, Hildon discursou e disse que vai reduzir as secretarias municipais de 20 para 12.
A posse do prefeito, vice e vereadores foi acompanhada por mais de 300 pessoas. A cerimônia de posse teve início às 16h30 com o discurso do ex-presidente da Câmara de Vereadores da capital, Jurandir Bengala, e do ex-vice-presidente, Edvilson.
Após empossar os 21 vereadores, a equipe de cerimonial iniciou a posse do prefeito Hildon Chaves e do vice dele, Edgard do Boi. Após cantar o hino e assinar o termo que garante a posse da prefeitura, o prefeito discursou falando sobre as medidas que ele deve adotar nesta gestão.
Uma das prioridades da nova administração será cortar gastos no poder executivo. Segundo Hildon, ele vai reduzir as secretarias de 20 para apenas 12. Ele também afirmou que estão proibidas, durante os próximos seis meses, a compra de passagens ou diárias para servidores. Ainda falando sobre cortes, Hildon ressaltou: "Os secretários não terão veículos ou telefones pagos pela prefeitura".
Em entrevista, o prefeito eleito diz que também vai priorizar o combate ao mosquito Aedes Aegypti. "Vamos fazer mutirão de limpeza de forma a contribuir também para o combate à Dengue, Zika e Chikungunya nesse momento emergencialmente, inclusive o mutirão de limpeza nos bairros adotou como critério a incidência dessas doenças. Então os bairros que estão apresentando maior incidência é por onde nós vamos começar o mutirão de limpeza. Nós limpamos a cidade e nós conseguimos combater com mais intensidade a proliferação dessas doenças", diz.
No discurso de posse, Hildon ressaltou que será feito ponto eletrônico para todos os servidores e também fará auditoria nas folhas de pagamento e congelamento de 30% nas despesas de custeio.
diplomação (Foto: Jonatas Boni/ G1)
Quem é Dr Hildon
Hildon de Lima Chaves nasceu em Recife (PE) no dia 25 de maio de 1968. Vindo de família de classe média, atualmente ele é casado com Yeda Pacheco Chaves e é pai de dois filhos (uma moça e um rapaz), ambos estudantes.
O candidato chegou a Rondônia em 1992 para assumir ao cargo de Promotor de Justiça, após ser aprovado em quarto lugar em um concurso com mais de 600 candidatos. Foi promotor público em Vilhena (RO), Pimenta Bueno (RO), Cacoal (RO), Ariquemes (RO) e Porto Velho.
Pediu exoneração do MP-RO em 2013 para se dedicar exclusivamente ao Grupo Athenas - que compõe várias Faculdades em Rondônia, Acre e Mato Grosso. Hildon é graduado em Direito, com especialização em direito público, é empresário e advogado. Está filiado ao PSDB desde 2013.
Nas eleições de outubro de 2016, Hildon ficou em primeiro lugar no primeiro turno e seguiu para o segundo turno, quando foi eleito com 65,15%, o que corresponde a 148.673 votos válidos em Porto Velho.
Presidente da Câmara
Durante a cerimônia de posse, os 21 vereadores votaram e elegeram Maurício Carvalho para ser presidente da Câmara até o fim do ano de 2018. Já Jurandir Bengala vai ficar como vice-presidente.
Em entrevista ao G1, o novo presidente da Câmara falou sobre quais serão as prioridades da casa a partir deste primeiro de janeiro.
"A gente precisa primeiro entrar na Câmara e ver a folha de pagamento como está, colocar ponto para ter controle de todas as pessoas, fazer uma reforma na Câmara para que a gente possa atender as pessoas com mais anseio, com mais vontade. E, pra que a gente consiga cuidar do povo de verdade, tentar trazer a população para dentro daquela Casa de Leis e que consiga com certeza trabalhar com o poder executivo", disse Mauricio.
0 comentários:
Postar um comentário