O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), desembargador José Carlos Malta Marques, foi empossado nesta terça-feira (10) para o biênio 2017-2018. A cerimônia foi realizada na sede do Tribunal de Justiça (TJ-AL), no Centro de Maceió.
Antes da posse, o desembargador conversou com a imprensa e falou a respeito do novo prédio-sede do tribunal. Ainda sem previsão para ser construído, o orçamento para o imóvel foi praticamente dobrado, passando de R$ 32 milhões para R$ 62 milhões.
"O CNJ [Conselho Nacional de Justiça] exigiu mudanças no projeto inicial, para que se tornasse mais sustentável. Também determinou uma mudança no tamanho da construção. Isso acabou afetando o valor previsto", explica Marques.
O terreno para a obra já foi adquirido pelo TRE, e fica na Avenida Josepha de Mello, no Barro Duro. "Nesta semana vou ao TSE [Tribunal Superior Eleitoral] para discutir o projeto e podermos começar a planejar a licitação", disse o novo presidente do TRE.
Eleições
Marques também fez um balanço sobre o pleito ocorrido no ano anterior. "Neste ano, teremos o rescaldo da eleição 2016. No ano passado, fizemos um trabalho preventivo com as forças policiais. Houve também o fim do financiamento privado das campanhas, que acabou equilibrando a disputa, já que todo mundo começou 'liso'. A disputa foi muito acirrada em alguns municípios, com diferenças muito pequenas de votos".
O novo presidente do TRE afirmou que ainda não há um balanço de impugnações ou de prefeitos que tomaram posse sub judice, mas acredita que o resultado das eleições não deve sofrer grande alteração. "Neste ano não temos um número muito grande de recursos. Isso é sinal de que os candidatos derrotados aceitaram a derrota mais facilmente".
E mostrou que já assume o novo cargo pensando nas próximas eleições, em 2018. "Continuaremos fazendo um trabalho preventivo para as eleições do ano que vem, para garantir que o pleito também ocorra sem problemas. Além disso, realizaremos um trabalho educativo com a população, para reafirmar a importância da participação de todos no processo político", explica o desembargador.
Além dele, também tomou posse o novo vice-presidente e corregedor-geral eleitoral, desembargador Pedro Augusto. O desembargador Sebastião Costa Filho, presidente do TRE até o fim do ano passado, também participou da coletiva.
0 comentários:
Postar um comentário