Cansados dos furtos e roubos ocorridos recentemente, moradores do Bairro Jardim Eldorado em Cacoal (RO), a 480 quilômetros de Porto Velho, se reuniram para implantar um sistema de videomonitoramento no local. Segundo o presidente da Associação de Moradores, Ejonas Bonfim, o investimento custou em torno de R$ 30 mil.
“Temos um grupo de whatsapp com todos os moradores do bairro e sentimos a insegurança de muito deles com relação a alguns roubos acontecidos no ano de 2016. A partir daí tivemos a ideia de nos unir para instalar o sistema de vídeo”, conta.
Segundo o presidente, os moradores procuraram a PM, que auxiliou todo processo. “Eles nos auxiliaram em tudo, desde a compra até o ponto onde o equipamento seria instalado. Nós entramos com o investimento e eles com o suporte e a mão de obra”, explica Ejonas.
A câmera no Jardim Eldorado é a primeira instalada e custeada por moradores. “A PM disse que poderia adquirir esse equipamento, mas por eles o processo demoraria mais e nós não queríamos esperar. O investimento vale a pena, pois garante a segurança de todos os moradores”. Afirma o presidente.
O equipamento instalado na Avenida Isabel Betiol Picheck foi doado à Polícia Militar que ficará responsável pelo monitoramento e manutenção do equipamento. O Centro de videomonitoramento foi implantado em junho de 2016 e coordena um sistema de vigilância com o emprego das tecnologias de informação, realizado por meio de câmeras e operado por policiais militares devidamente qualificados. Essa ferramenta tem como enfoque a evolução da segurança pública no município de Cacoal.
De acordo com o Sargento do 4º Batalhão de Polícia Militar, Eugênio Gouveia, o sistema dá suporte ao Policiamento Ostensivo. “Esta é uma ferramenta muito importante para a segurança de todos. O sistema será utilizado como suporte, executado pela Policia Militar, como também será utilizado para auxiliar a Polícia Civil, o Ministério Público e Poder Judiciário em ações criminais, pois as imagens serão todas gravadas em alto qualidade, afirma o sargento.
O projeto teve início com a implantação de 10 câmeras e, ao final, deverá contar com 26. O equipamento no Jardim Eldorado é a décima primeira câmera instalada na cidade. Os aparelhos se destacam pelo longo alcance do zoom, que permite o alcance de imagens a 1.800 metros de distância e a captura nítida de imagens noturnas.
0 comentários:
Postar um comentário