Para evitar possíveis alagamentos durante o período de fortes chuvas, a prefeitura de Macapá elaborou o ‘Plano de Inverno’, que consiste no mapeamento das principais áreas de risco em diversos pontos da capital.
Além do mapeamento, a prefeitura informou que uma equipe exclusiva de 30 técnicos atua de forma emergencial nos locais considerados mais críticos, para casos de intervenção durante a chuva. Os trabalhos iniciaram no dia 19 de dezembro e devem seguir até fevereiro.
De acordo com o secretário municipal de Manutenção Urbanística, Manoel Bacelar, os diversos canais da capital passaram por limpezas e desassoreamento, também dentro do pacote de precaução contra inundações. A preocupação é de que moradores voltem a jogar lixos nos locais.
“Temos uma equipe exclusiva que trabalha na limpeza dos canais. A quantidade de lixo que é retirada é absurda. Houve caso de encontrarem uma mobília inteira. Estamos cansados de bater nessa tecla com a população”, lamentou o secretário.
Segundo Bacelar, em dezembro, pessoas flagradas quando jogavam lixo nos canais foram autuadas pela prefeitura. Ele reforça que as multas podem ser de R$ 150 a R$ 1,5 mil. Para o secretário, a forma repressiva é um método de tentar diminuir a poluição que também é causadora de alagamentos na cidade.
Para denúncias de poluição em ruas e canais e também reclamações, a Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur) disponibilizou o contato (96) 99147-1050. A secretaria ressaltou que em caso de reincidência, a pessoa é denunciada ao Ministério Público, e passa a dever para a dívida ativa do município.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário