(Foto: HC-UFTM/Divulgação)
Foi realizada nesta terça-feira (23) no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba, a primeira captação de múltiplos órgãos do ano. Segundo a assessoria de comunicação da instituição, o doador, de 52 anos, é de Aráxa e teve morte encefálica confirmada em decorrência de um acidente vascular cerebral hemorrágico.
Ainda de acordo com a assessoria, a família autorizou a retirada, o que possibilitou a captação do fígado e dos dois rins. O primeiro órgão seguiu para o Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, onde foi transplantado. Os rins foram recebidos nesta terça-feira (24), por dois pacientes renais crônicos que aguardavam na fila para recebimento de órgãos no HC-UFTM.
De acordo com o coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante - CIH-DOTT, Ilídio Antunes de Oliveira Júnior, no caso dos transplantes renais, são acionados os pacientes geneticamente mais compatíveis com o doador.
“Esperamos que a atitude desta família, que autorizou a captação, sirva de exemplo a todos e inspire um novo ano de mais sensibilidade às necessidades do outro, de amor ao próximo”, ressaltou o médico.
0 comentários:
Postar um comentário